domingo, 16 de fevereiro de 2014

Análise de Livros - Custo & Benefício - Post Direto!

Há tempos pensava em fazer um post simples mas interessante sobre alguns dos muitos livros que já li.

Alguns não tenho mais, porque realmente não me agradaram muito, e como exemplo cito aqui o Livro do Cerbasi "Investimentos Inteligentes". Não que seja um livro ruim, mas talvez na fase da vida que me encontrava seus conceitos eram muito fracos... Acho que talvez para um jovem recém saído da adolescência seja um livro interessante.

Abaixo alguns livros que reuni para umas fotos e as suas respectivas avaliações que eu pessoalmente penso dos mesmos!

 Vou usar um sistema custo & benefício, onde o custo seria representado pelo custo do livro + o tempo necessários para sua leitura + o quão chato ou difícil é sua interpretação. Já o benefício é para graduar o quanto o referido livro agregou à minha vida prática.

Deixo graus de recomendação, onde 10 é o máximo de recomendação e que TODOS deveriam ler, enquanto 0 seria o grau NADA de recomendação (rss).

Vamos à lista :



1) Pai Rico, Pai Pobre : não é a toa que o coloquei como primeiro livro a ser analisado. É um livro incrível, capaz de abrir as mentes e de todas as idades. Acho leitura obrigatória para TODAS as pessoas. Algo como ele deveria ser ensinado nas escolas, sem exagero algum.
Custo : custo baixo do livro + tempo curto para leitura + fácil e interessante de se ler.
Benefício : uma das leituras que mais me abriu a mente para a busca pela educação financeira.
Grau de recomendação : 10.

2) Os Segredos da Mente Milionária : Livro muito badalado na comunidade de finanças, mas que eu realmente não achei grandes coisas. Fala coisas óbvias, que eventualmente esquecemos de colocar na prática, mas também não deixa nenhuma "memória" para nós não mais nos esquecermos das obviedades. É legalzinho como uma reflexão, nada além disso.
Custo : custo baixo de aquisição + tempo mais longo de leitura + leitura a meu ver um pouco maçante.
Benefícios : pouca aplicação na prática. Serve como um passatempo sem compromisso para uma ligeira reflexão.
Grau de recomendação : 2.

3) Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos : Título interessante, mas muito rodeio e poucas abordagens práticas. Tenta entrar no cerne de questões psicológicas, mas não me seduziu.
Custo : custo baixo de aquisição + tempo relativamente curto de leitura + linguagem tranquila, não é maçante.
Benefícios : Abre a mente para algumas questões, nos faz refletir e só de ganhá-lo ou adquiri-lo já despertamos internamente uma preocupação com o futuro financeiro dos filhos, o que é bom independente até do texto.
Grau de recomendação : 3.

4) Warren Buffett e a Análise de Balanços : Livro muito, mas muito bom! É preciso já estar um passo dentro do mundo dos estudos de renda variável e ações para pegar o livro com mais proveito. Fantástico livro.
Custo : custo baixíssimo de aquisição + tempo curtíssimo de leitura + leitura fácil e interessantíssima.
Benefícios : Ensina o bê-a-bá inicial das análises de empresas. Muito bom livro.
Grau de recomendação : 10.

5) O Segredo : O que tem esse livro a ver com as finanças? A meu ver tudo. Tanto o livro, como o filme, batem na tecla de preparar a mente para receber coisas boas. Será que isso é verdade? Posso mesmo mudar minha sintonia para o universo conspirar a meu favor? Bem, muitas pessoas acham ele bem besta, irreal, ou mesmo idiota. Outras gostam bastante. Quando vi o filme e depois li o livro busquei algo de mente bem aberta, fiz alguns testes e comprovei que realmente muita coisas ali se aplica. Sua vida como um todo pode ser melhor, de acordo com a forma que você a encara, e isso por sua vez gera coisas melhores, incluindo aqui os ganhos financeiros. Para ler ou ver o filme é preciso, no entanto, que você vá de mente aberta e depois, mesmo que seja cético, tente por em prática, para só então buscar ter uma opinião.
Custo : custo baixo de aquisição + tempo médio de leitura (substituível pelo filme para quem não tem o hábito da leitura e aí então é 1:30 h) + linguagem fácil e direta.
Benefícios : variável para cada indivíduo. Para mim teve um benefício interessante, embora para tal confesso que fiz um resuminho e lia todo dia antes de sair de casa pela manhã!
Grau de recomendação : 7.

6) As 48 Leis do Poder : Livro que deve ser lido com bastante reservas. Trabalha as relações interpessoais e com isso o "networking" fundamental para atingirmos nossos objetivos profissionais e financeiros. Possui idéias inspiradas em Maquiável, e aqui devemos lembrar que o adjetivo maquiavélico é usado de forma bem errada, como algo do mal, e na verdade Maquiável foi um profundo conhecedor da mente humana e das interrelações.
Custo : custo mais alto de aquisição + tempo longo de leitura + linguagem não tão fácil, mas interessante.
Benefícios : uma visão excelente de como nos comportarmos em nossas relações interpessoais.
Grau de recomendação : 8.


Forte abraço a todos!

15 comentários:

  1. Não há dúvidas quanto a qualidade de "Pai Rico, Pai Pobre". Numa altura dessas dos nossos estudos, já lidamos com livros muito mais complexos, mas, sempre quando releio o "Pai Rico" aprendo novos conceitos. É o melhor livro de finanças disparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domenico, é exatamente assim!

      O mesmo digo para WB e a análise de balanços!

      Abracos!

      Excluir
  2. Leitura nunca faz mal para ninguém, mas infelizmente comecei ler estes livro já velho, meu filho irá ler bem cedo, rs. Hoje em dia já não compro mais livros de finanças, os últimos que comprei começou soar como mais do mesmo, mas o livro que mais gostei foi os Axiomas de Zurique.

    Hoje em dia só compro livro de comportamento humano, que é o que estou precisando melhorar, rs, indico estes últimos que li:

    O Poder do Hábito
    As Armas da Persuasão
    Negociar é Preciso

    Estou lendo também sobre comportamento de consumo para descobrir 'os segredos' dos vendedores, minha máxima é: se dar melhor no mundo atual quem sabe investir o que sobra e quem faz sobrar mais sabendo consumir.
    E para consumir inteligentemente nada melhor do que estudar os segredos dos vendedores, rs.

    Lendo:

    BrandSense: Segredos sensoriais por trás das coisas que compramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Uó. As armas da persuasão foi um título que soou bem aos meus ouvidos! Vou procurar saber!

      Excluir
    2. Todos bons livros.
      Então, depois de longo período na sala de espera, dei entrada no hospital, kkk

      Excluir
    3. Parabéns, sócio!!!
      O NSLU desceu para 148,xx? Ou você subiu a oferta?

      Excluir
    4. subi para 148.69, mas poderia ter deixado a oferta inicial de 148.18 que pegava de todo jeito, rs.

      Excluir
  3. Legal esse post Guardião!! Eu ainda não li esse do Warren que mencionaste e pretendo adquiri-lo. Concordando com o Uó para mim faltou nessa lista o livro Os Axiomas de Zurique. Um livro que me influenciou bastante e que colocaria como de alto grau de recomendação.
    Abraço
    Green_future

    ResponderExcluir
  4. Green Future, este do Warren é bem legal, baratinho e rápido de ler. E muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Olá Guardião, pelo jeito acabei removendo meu comentário sem querer, nem sabia que era possível. Irei comprar esse livro do Warren essa semana. Semana passada já comprei o do Gianetti por recomendação do Soulsurfer. Muito interessante esse aspecto da blogosfera!!
    Grande abraço e uma ótima semana!!
    PS: hoje pensando sobre a minha carteira lembrei de uma frase do saudoso Mobral: em tempos de crise as turnarounds não cãem elas despencam.
    Está triste o desempenho da minha carteira de ações em 2014.
    Grande abraço
    Green_future

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Green Future, você vai gostar. Espero que encontre, pois ia presentear uma pessoa com ele mas não encontrei na livraria no mês passado. Embora não soubesse a razão o funcionário disse "achar" que a editora poderia estar preparando uma nova edição do mesmo (?)... Fato que no inicio do ano passado me custou reles R$ 14,00. Isso mesmo!

      Excluir
  6. Tenho quase todos aí. Faltaram:
    - O homem mais rico da Babilonia, G. Clason (10)
    - A arte da prudencia, Baltazar Gracian (7)
    - A etica protestante e o espirito do capitalismo, Weber (7)
    - Buffett, a formação de um capitalista americano (11)

    Achei os "segredos" meio bostas... O pai rico é massa, mas o principal ensinamento é "ativos colocam grana no bolso e passivos tiram grana do bolso".

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, é o tal negócio... Como disse há muitas pessoas que acham "O Segredo" bem bossal.
      Confesso que gostei, mas estou ciente que é pela forma que empreguei para visualizar a mensagem do autor. Acho que realmente nossa tendência não é ajudar muito a nós mesmos a tornar o dia mais agradável.

      Pai Rico, Pai Pobre na minha opinião é o primeiro livro para aquele que quer aumentar o patrimônio, mas não tem nem idéia do que fazer, ou como estudar. Acho que abre a mente e a partir daí dá para começar a estudar sobre finanças com mais propriedade.

      Excluir
  7. Desses livros li apenas 2: Warren Buffett e a Análise de Balanços e Pai Rico, Pai Pobre.
    "Warren Buffett e a Análise de Balanços" é incrível. Recomendado.
    "Pai Rico Pai Pobre" na minha opinião é aquele tipo de livro no qual ou você gosta ou você odeia. Eu gostei.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado AdP pela opinião.

      Bem, acho incrível alguém odiar pai rico, pai pobre. Eu sinceramente ainda não conheci alguém que o tenha feito. Ressalto, no entanto, que é um livro para um perfil de leitor específico : como disse em resposta ao Victor seria excelente livro para quele que quer aumentar o patrimônio, mas não tem nem idéia do que fazer, ou como estudar.

      Abraços!

      Excluir