quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Cenário economico 2020 - uma análise. Onde investir?


NOTA : ESTE É UM TEXTO SEM NENHUMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO. OS DADOS AQUI EXPOSTOS REFLETEM INDICADORES E SUGESTÕES DE ESPECIALISTAS E MEUS COMENTÁRIOS QUE NÃO SOU ESPECIALISTA, NÃO RECOMENDO NENHUM ATIVO E NADA ABAIXO DEVE SERVIR COMO BASE DE INVESTIMENTO. APENAS ABRE-SE UM DEBATE PARA AMPLIAR OS HORIZONTES E FAZER CADA UM ESTUDAR MAIS E MAIS.

Salve salve.

Vários economistas têm chegado a um número que em 2020 o mundo continuará a crescer, não na velocidade que cresceu neste ano, e que a ocorrência de uma recessão mundial parece ser bem baixa, por conta das políticas macroeconômicas favoráveis.

Numa escala percentual, os EUA apresentam uma probabilidade de cerca de 25% de ter uma recessão, mas ao que parece as chances maiores são de termos um crescimento da ordem de 1,5% do PIB e um subjacente aumento da inflação.
Há ainda nos EUA a tendência que tenhamos em 2020 um cenário eleitoral com polarização extrema, “nunca antes vista naquele país”. Isso sem dúvida é fator importantíssimo. Setores mais esquerdistas dos EUA no partido democrata se agitam, e caso ganhem expoência poderão desfavorecer as cotações empresas mais sujeitas às intervenções futuras do estado (saúde, energia, bancos).

O dólar, muito fortalecido em 2019, seguirá forte no primeiro semestre, mas a medida que a esperada melhora da Zona do Euro ocorra, deverá se desvalorizar frente ao Euro. Com a Inglaterra resolvendo a questão do Brexit, a Libra também deverá ganhar espaço contra o dólar. Essa análise não inclui o câmbio nos países emergentes. Ora, se colocamos no segundo parágrafo que a inflação americana deve aumentar, claro que temos que pensar que o FED não mais baixará mais os juros ou até poderão aumenta-lo, o que provocaria fuga do capital de risco dos emergentes como Brasil para a economia americana. Assim, inflação nos EUA = mudança de direção do FED = dólar em fuga do país = queda da bolsa + aumento do dólar.

A guerra comercial provocada por Trump levou a uma tarifa direta aos americanos elevando os eletrodomésticos em 9% e elevando o aço nos EUA 15%. O setor da seja pode se aproveitar desta guerra, e de fato ele o tem feito. Neste período de guerra comercial o Brasil aumentou a exportação de soja para a China na ordem de 30%, enquanto o mesmo setor nos EUA perdeu 83% de suas exportações ao gigante asiático.

E no Brasil? Onde apostar o dinheiro para 2020?

Essa é a pergunta que todos nós estamos fazendo. Os ativos de RV tiveram excelente desempenho nos últimos 18-24 meses, mas 2020 não promete essa maravilha toda. No entanto, num mundo de juros mais baixos, é importante pensarmos em como vencer a inflação e ter um desempenho melhor que a SELIC – inflação.

Com a redução das tensões geopolíticas no mundo, a RV terá benefício. Ademais, setores que costumam pagar dividendos acima da média parecem ser um bom local para apostar parte do seu dinheiro. Assim, bancos, energia e produtos básicos do consumo parecem ser interessantes.
Há ainda setores que podem ser alavancados nos próximos anos, como por exemplo a área da tecnologia educacional. Vivemos tempos disruptivos e isso deve ser sempre levado em conta.
E aqui abro um debate : frente a este cenário, e levando-se em conta que no recente influxo de investidores na B3 elevou o preço, o que parece ser interessante comprar AGORA pensando nos próximos meses / anos? Você investe em fundos MM? Quais?

Abraços

3 comentários:

  1. Dólar, parece mesmo que há uma política informal de desvalorização da moeda por parte do governo.
    Como não sei utilizar instrumentos mais complexos como a compra de contratos futuros na bolsa como explicado pelo André do ViagemLenta vou aumentar posição em IVVB11

    ResponderExcluir
  2. Eu invisto em um único fundo multimercado da Órama. Pouca grana. Até aqui o desempenho está bem fraco. Não é um ativo que me anime investir por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. Guardião.

    Somente uma observação no seu texto. 2020 o cenário apesar de positivo pode apresentar muita volatilidade (Eleições EUA, incerteza jurídica no Brasil, etc.).
    Mas uma coisa é certa, caso a ideia do governo em tributar dividendos seja concretizada teremos uma desvalorização muito grande desses papéis. Grande abraço.

    ResponderExcluir