domingo, 1 de julho de 2018

Fechamento de junho de 2018 - O ano mais complicado para render o dinheiro

Boa noite a todos.

Findado o mês de junho de 2018.

Sob a anestesia da copa vemos Zé Dirceu em casa, na sua prisão domiciliar; Gleisi e maridão inocentados; Lula ainda preso mas a cada semana um novo recurso tentando ou o libertar ou o colocar em casa; etc.

Soma-se a isso um rol de candidatos desastrosos à presidência :

* A mocinha do PC do B e o débil do PSOL : não vou tecer maiores comentários pois são além de ridículos candidatos, daqueles tipos que não passarão de 1 ou 2% dos votos.

* Ciro - a meu ver o pior de todos os candidatos que temos. Arrogante, grosseiro, agrandado, convicções equivocadas, pensamento retrógrado e comunista, tendências altamente autoritárias... Enfim, o tipo do cara que caso ganhe afundará o Brasil.

* Marina - quase tão ruim quanto Ciro. Perigosa por ser loba em pele de cordeiro. É na essência uma petista e isso por si só depõe contra. Também de esquerda, o que certamente seria desastroso para o país.

* Alckmin - candidato picolé de chuchu. Sua falta de carisma é quase impeditiva para ganhar voto do povão que adorava ver o cretino do molusco levar tudo na brincadeira e na comparação com o futebol. Está atolado nas sujeiras do partido, e quiçá até de certas coisas de seu governo em SP que ainda não vieram a tona. Por outro lado é o candidato ideal para o mercado : é inegavelmente um cara inteligente, centrado, traria uma política econômica do padrão do Arminio Fraga e apesar de todas as sujeiras do PSDB e talvez de seu proprio governo estadual, seria frente à ruindade dos demais o que ganharia meu voto.

* Meireles - seria ótimo nome, mas além de ser desconhecido da massa, está muito ligado à imagem do Temer que por sua vez está endemoniado. Sem chances na prática, apesar de a meu ver ser um bom candidato.

* Álvaro Dias - bom nome, porém também desconhecido da massa e sem chances de decolar.

* Bolsonaro - sem envolvimento com corrupção, o que lhe credencia muito fortemente, e .... só. Faz estardalhaço, aparece bastante, fala as verdades que meu ID gostaria de dizer mas que meu superego não permite, mas não parece um cara instruído e com jogo de cintura necessário ao cargo. De trunfo anunciou um caminho bem interessante para o que seria sua política econômica, e numa eventual e bem possível polarização com a esquerda se torna um fortíssimo candidato a ganhar meu voto no segundo turno. Entre ele e as 4 m... da esquerda supracitadas não tenho a menor dúvida que é quem receberá meu voto.

* Candidato X do PT : sem comentários, lá só tem m...

Resumindo :

Os que gosto não têm chances (Meireles e Álvaro Dias), o que vejo com bons olhos apesar da sujeirada embaixo do tapete (Geraldo Alckmin) não tem carisma algum. A coisa tá feia!


Bem, bem, bem....

e a economia do Brasil continua claudicante. O dinheiro investido (?) neste ano me traz retorno negativo.

Seguem os números :

27 comentários:

  1. Estamos em um mar de merda.... Dependendo de quem ganhar agora, o Brasil quebra até 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida vivemos tempos complicados, mas o Brasil já teve merdas como Sarney, Collor.....

      Sobrevivemos a esses lixos do passado e de alguma forma vamos vencer aos lixos que aparecerão !!

      Avante Investidores !!

      Excluir
  2. Ciro Gomes disparado o pior que pode acontecer ao País.

    ResponderExcluir
  3. Guardião, o risco agora é menor do que era no topo. Conseguimos comprar mais por menos e com maior margem. Vá apertando a mola que logo teremos altas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Guardião, tudo bem amigo?
    "sem envolvimento com corrupção, o que lhe credencia muito fortemente, e .... só"
    Esse argumento sobre o não envolvimento de Bolsonaro com atos de contribuição, destacado por muitas pessoas e blogueiros, e ao mesmo tempo o não destaque desse atributo numa candidata como Marina, por exemplo, me intriga.
    Mesmo que um funcionário de uma prefeitura de 5 mil habitantes queira roubar muito, ele não vai conseguir desviar 80 milhões de reais. Ele não tem dinheiro circulando no ente federativo que trabalha, e nem capacidade e força política para tanto.
    Um secretário de uma pasta como a Saúde de um Estado importante como Minas Gerais, por exemplo, já está numa posição muito mais "privilegiada" de desviar grandes quantidades de dinheiro, e se pode dizer que há muito mais tentações para isso.
    Logo, passar ileso por um cargo de secretário da saúde de Minas Gerais é muito mais "chamativo" (se estivermos pensando sobre ética na política) do que passar ileso sendo o funcionário de uma prefeitura pequena.
    Veja, isso é apenas lógica, e independe dos matizes ideológicos de um e de outro.
    Bolsonaro sempre foi um político sem muita expressão ocupando o cargo de deputado federal. Ganhou evidência de alguns anos para cá. Mesmo que ele quisesse, ele nunca esteve numa posição onde seria possível se envolver em enormes esquemas de corrupção. Nunca esteve seja pelo seu cargo, seja pela estrutura dos partidos em que ele ocupou.
    A Marina, por seu turno, foi Ministra importante do executivo federal. Tanto em 2010 como em 2014 ela alcançou milhões de votos, o que com certeza daria a mesma um poder de barganha enorme para cargos, vantagens e privilégios, se a mesma assim o quisesse.
    Ao que consta, ela não se envolveu em atos ilícitos ou em atos de corrupção, mesmo tendo a capacidade para isso.
    É o mesmo exemplo do secretário de saúde e do funcionário de prefeitura.
    Sendo assim, com a devida vênia, ao destacar o fato de Bolsonaro não ter indícios de corrupção como uma grande qualidade (apesar de ser a única conforme a sua descrição) é uma contradição lógica evidente você não o fazer o mesmo com outros candidatos que também não aparecem ter envolvimento com atos de corrupção, mas tinham uma capacidade muito maior de se contaminar, pois o poder em suas mãos era infinitamente maior do que Bolsonaro jamais teve.
    Portanto, se você destacou essa qualidade de Bolsonaro, para manter coerência e logicidade na sua análise, você deveria ter feito o mesmo com a Marina, por exemplo.
    Poderia dizer tranquilamente que não gosta das ideias dela, que ela é comunista, que ela adora o "tinhoso" e outras coisas mais, desde que fazendo a ressalva sobre a ausência de envolvimento dela em atos de corrupção.
    Logo, ficaria algo como "Marina é petista, um lobo em pele de cordeiro, gosta do tinhoso, e reza para Stalin antes de dormir, apesar dela não ter envolvimento com atos de corrupção em sua carreira política o que é a única coisa positiva nessa potencial candidata".

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul entendi o que quis dizer. Deixe-me colocar : o Bolsonaro só tem esse crédito que ele mesmo propaga! Por isso as pessoas ligam isso a ele.
      Já a Marina, não acho que gosta do tinhoso ou reza para Stalin. Essa sua colocação possui a meu ver um sentido pejorativo nas entrelinhas com a finalidade de desqualificar minha opinião sobre ela (ao que parece você tem simpatia por ela). Mas fato que as opiniões da Marina são todas de esquerda e seguem a linha que freiou o avanço do Brasil (bem esta é a minha opinião e estamos numa democracia ainda né?!).
      Acho Marina despreparada (tal qual Bolsonaro) mas de um potencial destrutivo maior.
      Se ela roubou ou não realmente não sei, apesar de haver uma conversa sobre o ex dela no Acre ("diga-me com quem andas...") e por fim só uma ponderacao : será que é mais fácil ser corrupto no ministério ou num cargo vagabundo num estado distante que ninguém liga ou vigia?
      Enfim, para concluir : não tem nenhum candidato a meu ver que presta, mas certamente Ciro e Marina estão entre os piores dos piores.

      Excluir
    2. Se corrupção foste única questão a se colocar na mesa bastaria eleger santos que todas questões seriam resolvidas.

      Porque não tenta dissertar sobre as propostas dos candidatos sem incorrer em taxonomia pejorativa?

      Vamos a propostas das marina:


      Eleições 2018: o que pensa Marina Silva, pré-candidata da Rede
      Das reformas à segurança pública, VEJA apresenta propostas dos candidatos que se colocam na disputa pela Presidência da República neste ano.



      Privatizações

      A ex-ministra já se disse contra as privatizações da Petrobras, da Eletrobras, do Banco do Brasil e da Caixa.


      Programas sociais

      Defende a manutenção do Bolsa Família.


      Previdência Social

      Diz que o déficit na Previdência é inegável. Argumenta que o diálogo tem que ser feito com toda a sociedade e não apenas com a elite econômica, mas ainda não apresentou um modelo que defenderia se eleita.


      Reforma Trabalhista

      É crítica da reforma proposta pelo governo Temer. “É inadmissível ter trabalhadores que ficam em processo de espera, sendo convocados a qualquer momento pelo empregador”, escreveu sobre a possibilidade de trabalho intermitente.

      Segurança Pública

      Para ela, o problema de segurança pública não se resolve “distribuindo armas para as pessoas” e defende políticas públicas para a população mais vulnerável.


      Teto dos gastos públicos

      É contra a PEC aprovada pelo governo Temer e diz que medidas são um “golpe” nas políticas públicas. Para ela, gastos devem ser controlados através de lei orçamentária e não com mudança na Constituição.



      Política econômica

      Diz que é “demagogia” dizer que vai reduzir a carga de impostos, mas promete combater o impacto sobre os mais pobres e promover uma divisão mais descentralizada dos recursos em benefício dos estados.



      Excluir
    3. Resumo: Política econômica mais do mesmo.

      Não fala em cortes no folha de pagamento
      Não fala em privatizações
      Não fala em reforma tributária
      Não fala como vai fazer para o governo conter sua deterioração fiscal ( Gastos que crescem acima da receita ano após ano desde FHC).

      Alias nenhum candidato se compromete com estas pautas porque seria tiro na pé.



      Receita ( - ) despesa = Resultado

      O programa da marina:

      Distribuir mais loa que vão ser pagas com mais impostos.

      Conter gastos e austeridade? Coisa de liberal burguês, vamos estourar sempre o teto de gastos.

      Privatizações: Coisa de liberal burguês vamos manter tudo estatal e colocar santos para cuidar dos feudos do PT, PMDB , PSDB e afins.

      Política monetária: Vamos liberar geral gastos por meio de bancos públicos e financiar bolsa empresas por meio de bancos públicos assim como governo anteriores.






      http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/542807/RAF17_JUN2018.pdf



      Sim o programa é mais do mesmo. Sim é política de esquerda no campo econômico.

      Próximo.

      Já adianto que bolsonaro também não fala nada sobre questões chaves como previdência, juros da dívida , folha de pagamento etc

      Então esta tudo na mesma políticos sendo políticos.


      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Bolsonaro:

      Privatizações

      Pretende realizar um programa de privatizações, mas diz que só divulgará as estatais envolvidas em agosto, quando for lançado seu programa de governo. Sobre a Petrobras, disse a VEJA que o tema “entrou no seu radar”, mas que ainda não tem uma definição. A respeito dos bancos públicos, disse “estudar” a possibilidade.


      Programas sociais

      Antes crítico do Bolsa Família, agora defende a manutenção do programa “com auditoria”.

      Previdência Social

      Diz ser contra a proposta de reforma apresentada pelo governo, por ela ser “grande demais”. O pré-candidato do PSL afirmou que estuda a questão e cogita propor mudanças graduais nas aposentadorias, priorizando o combate à “fábrica de marajás”

      Reforma Trabalhista

      Votou a favor da proposta na Câmara dos Deputados. Em sabatinas e entrevistas, ele tem repetido o diz ouvir de empresários: que os trabalhadores brasileiros podem ter que escolher entre ter “menos empregos e mais direitos” ou o oposto.

      Segurança Pública

      Para combater a criminalidade, pretende promover o endurecimento de leis penais, fortalecer o policiamento e promover a revisão do Estatuto do Desarmamento.

      Teto dos gastos públicos

      Como deputado, votou a favor da PEC que congelou por 20 anos os gastos públicos.


      Política econômica

      “Guru” do candidato em economia, Paulo Guedes é a favor da manutenção do tripé macroeconômico (com regime de meta fiscal e de inflação, com câmbio flutuante) e defende a necessidade de uma simplificação tributária rumo a um imposto único federal.


      Excluir
    7. A única proposta boa do cirão da massa.

      Previdência Social

      Acredita que a proposta do governo Temer aumenta a cobrança sobre os mais pobres sem resolver o problema. A sugestão de Ciro é adotar um novo modelo de aposentadorias, baseado em capitalização. Sua proposta é o de contas individuais: o mesmo valor pago na ativa, somado aos rendimentos financeiros, é o que sustentaria a aposentadoria.

      Agora se vai conseguir fazer isso é outros 500, sabemos de antemão que não depende apenas do presidente e sim do congresso. E para fazer mudanças desta magnitude é preciso ao menos 20 entre uma regra de transição para o novo regime de capitalização.

      Teto dos gastos públicos.

      Se eleito, prometeu trabalhar para revogar a medida, que chama de “estupidez impraticável”. Para Ciro, o teto sufoca as possibilidades de investimento do Governo Federal.

      Resumo vamos gastar tudo que tem direito.

      Política econômica

      Defende a tributação sobre dividendos e lucros dos acionistas, o aumento do imposto sobre heranças de 8 para 24% e corte de 15% nas isenções tributárias, com exceção da Zona Franca de Manaus.

      Acredita que aproximadamente 25 bilhões de reais a.a vão resolver déficits de 159 bilhões a.a.

      Não fala nada abertamente sobre como vai conter os gastos que crescem acima da receita e ainda propõem medida no sentido de expandir ainda mais estes gastos.

      Excluir
    8. opinião: Nenhum dos candidatos vai conseguir resolver as questões da previdência e dos gastos públicos. Estas pautas são impopulares e de cunho contábil e pouco ideológico.

      O gastos sempre vão crescer acima da receita e a carga tributária vai acompanhar estes gastos.


      O esgotamento tributário vai empurrar pessoas e empresas para informalidade. Investimento no exterior e demais questões recorrentes.


      Ganhar uma eleição não significa ter força para fazer as mudanças propostas, depende de senadores & deputados que tem seus próprios interesses.

      A opção que temos é de escolher alguém que vai fazer remendos para ganhar sobrevida, e alguém que vai estourar a boca do balão.





      Excluir
    9. Resumo: Puro demagogia a maioria dos candidatos não sabe interpretar um orçamento público federal.

      Até o ciro metido a besta já deu nas entrelinhas que vai usar impostos inflacionário para dar calote na dívida .



      William waack fez importantes considerações sobre o programa de governo dos candidatos.


      https://www.infomoney.com.br/imtv/programas/comentario-william-waack/21-06-2018/especial--os-candidatos-e-a-divida-william-waack-comenta

      Excluir
    10. Olá, Guardião.

      "bem esta é a minha opinião e estamos numa democracia ainda né?!"

      Evidentemente, meu amigo.
      Creio que você entendeu o meu ponto, mas ao mesmo tempo parece que não entendeu.
      Chamei atenção apenas para um aspecto lógico do seu discurso. Independe de quem são os personagens. Poderia ser o Mises ou o Hayek, ou o Marx, como candidatos, e a questão seria apenas lógica. Mais provável em ser discutida numa cadeira de matemática de lógica formal, do que numa matéria de ciências sociais.
      Se você atribui uma grande qualidade por um determinado atributo, para se manter a coerência esse atributo deve ser avaliado da mesma maneira em todos os casos (no caso específico os pretensos "candidatos").
      O que pensamos ou deixamos de pensar sobre eles, sobre suas ideias, é indiferente para esse aspecto da análise.

      "e por fim só uma ponderacao : será que é mais fácil ser corrupto no ministério ou num cargo vagabundo num estado distante que ninguém liga ou vigia?"

      Aí sim, uma ponderação que tem relação com o que eu disse (não as diversas mensagens do blogueiro acima de mim que não conseguiu nem entender o básico da mensagem).
      Veja, é possível que possa ser mais fácil. Mas com certeza é muito mais difícil que se possa envolver em vultosos casos de corrupção. Além do mais, no caso específico da Marina, como dito e deve ser do seu conhecimento, ela foi ministra de um cargo importante no executivo federal e teve muita influência nacional nas eleições de 2010-2014, logo o seu argumento poderia até fazer sentido, mas não seria aplicável ao caso.
      Mais uma vez insisto, isso é independente do que possamos achar sobre Bolsonaro, Marina ou quem quer que seja, isso é apenas lógica e coerência de raciocínio. Ou seja, é uma etapa prévia no processo racional, para aí sim discutirmos direita x esquerda, juros, gastos públicos, violência, futebol, religião, ou o que quer que seja.

      "Já a Marina, não acho que gosta do tinhoso ou reza para Stalin. Essa sua colocação possui a meu ver um sentido pejorativo nas entrelinhas com a finalidade de desqualificar minha opinião sobre ela"

      Não, não. Sim, esse tipo de técnica argumentativa pode ser utilizada para desqualificar discursos de maneira muito eficiente, principalmente diante de uma audiência impressionável e sem muita sofisticação em técnicas argumentativas.
      Porém, o meu ponto foi apenas clarificar que você poderia atribuir muitas qualificações negativas a Marina, por exemplo, mas como você atribuiu uma qualidade enorme a Bolsonaro por não estar envolvido em atos de corrupção, tal faceta, sob pena de incoerência no discurso, deveria ser atribuída a outros candidatos na mesma situação, mesmo que estes candidatos divirjam completamente do que você entende como correto para variadas questões da realidade.

      Um abraço!


      Excluir
    11. Então, acredito que foi apenas uma sugestão: Se esta é uma qualidade do Bolsonaro também é da Marina já que os dois não estão envolvidos em corrupção.
      O que cada um acrescenta após essas considerações é que são elas. Interessante essa sua posição soul, não tinha pensado nisso ainda.
      Acredito que estamos muito preocupados com a eleição presidencial, mas estamos nos esquecendo do legislativo que é onde só se consegue algo através de incontáveis conchavos.
      Um abraço,
      Investidor doméstico.

      Excluir
  5. Só eu que acho todas as opções ruins? Ate mesmo o Bolsonaro que pode ser melhor que o Ciro( pra mim vai ficar entre um dos 2) parece ser um puta estatizante que vai continuar com a mesma política do PT. Ja ouviu falar do João Amoedo do Novo? Parece me uma opção sensata pelo menos na parte da economia, porém é outro com poucos votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco António concordo com vc. Todos péssimos. Amoedo possui boas opiniões na parte econômica. Votaria nele por isso mas tem dois poréns: ele foi no roda viva e achei fraco em conteúdo sobretudo de assuntos fora da economia e ele não possui votos como vc bem disse

      Excluir
  6. O brasileiro tem memória curta...ainda bem que existe a internet para lembrá-los,rs.
    Na copa de 2014 a Marina Silva tentou em vão (ainda bem) que se construísse um estádio , padrão Fifa , para o estado do Acre!Depois do evento, o mesmo seria um grande Elefante Branco!!!
    Outra coisa, a mulher some por 4 anos e volta somente no ano da eleição.
    Sem esquecer que ela é tida como mulher melancia...rs!
    Resumindo...Marina Tô fora!!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Guardião! Realmente o futuro tá muito tenebroso, o negócio é pôr nas mãos de Deus, ter fé e seguir em frente na luta, se depender desses caras aí estamos lascados. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Meu voto já está decidido: primeiro turno é o Amoedo, no segundo é o menos pior (Bolsonaro, Alckmin, Marina, Meireles) ou nulo (na catastrófica possibilidade de um embate entre Ciro, Boulos e Manuela.

    Me surpreende, positiva e negativamente, o Meireles. Ele tem boas ideias para a área econômica, mas não coloca nenhuma em prática.

    ResponderExcluir
  9. Olá Guardião! ando bem desanimado também com nossos candidatos a presidente. Pensei no Henrique Meireles, más outro dia vi uma reportagem no valor econômico em que o mesmo fala na possibilidade de taxar os dividendos, dei uma desanimada. Por enquanto antes de começar as propagandas vou votar nulo. abraço...

    ResponderExcluir
  10. Estou chegando meio atrasado na discussão. No entanto, sei o que não quero. A semana de Arte Moderna de 1922, os artistas e intelectuais da época, tinham um lema" nao sei o que queremos, mas sabemos o que não queremos".
    Eu, sei o que não quero para o Brasil:
    Não quero Marina, não quero Ciro, puro luxo.
    Falei e disse!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir