sexta-feira, 17 de julho de 2015

Minha Decisão Polêmica e Questionável - Mas Estratégica

Fala Pessoal.

Venho ensaiando de forma tímida e paulatina há algumas semanas (desde o mês passado) algo que agora resolvi concretizar mais incisivamente.

Contextualizando : vivemos um momento interessante na RF brasileira, e de incertezas e forte pessimismo na política e economia do país. De forma contrária vemos uma valorização dos FIIs, que segue uma linha antagônica ao futuro esperado pelas empresas que as sustentam, pelo menos no que tange ao curto prazo. Ademais, o fraco desempenho da economia, inflação quinzenalmente sendo revista para cima há meses em sua previsão, corrupção sem precedentes mina a confiança do investidor, e as medidas de austeridade tão esperançosas com a chegada do Levy não decolaram por conta do demagogo congresso nacional, trazendo o risco de rebaixamento de nossa nota no grau de investimento.

Assim, resolvi momentaneamente liquidar alguns FIIs, realizando lucros e prejuízos em alguns, jogando o dinheiro na atrativa RF, e esperando a tempestade se definir. Certo que desejo voltar, de preferencia quando a chuva ainda ocorrer, esperando uma janela de boa entrada, de oportunidades.

Não sou Holder, não possuo perfil para Holder. Gosto de atuar na dança do mercado de altos e baixos. Tampouco opero day-trade, mas definitivamente não fico parado.

Minha estratégia é manter o patrimônio conseguido, aumentá-lo no momento de boa RF, mas ficar de olho no momento de retorno à bolsa. Semana passada ouvi no rádio e depois na TV, economistas midiáticos chamando atenção para o momento complicado da Bolsa e de como o IFIX vem indo bem. Explicando o que são FIIs, como seria interessante essa modalidade de investimentos, etc. Pensei : "definitivamente é um momento de prudencia, de movimento contra a maré".

Sei que muiiiiitos criticam a postura, outros terão posição "bagualística" outra, mas é como estou atuando agora, sujeito às críticas as quais sempre me submeti desde que resolvi relatar meus movimentos "em tempo real".

Abraço, bom final de semana!

18 comentários:

  1. Guardião, cuidado com o emocional, cuidado com os analistas...
    Eu gosto de diversificacao.
    Escolha a estratégia que vc consiga dormir tranquilo.
    Tenha foco e sucesso !

    Grande abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual analistas estão mandando comprar FIIs agora. Estou na contra-mao

      Excluir
    2. Guardião, eu vejo a maioria dos analistas falando de RF. Mas que seja fiis também. No entanto, nao pretendo polemizar. E caso esteja, fico por aqui. Fui!

      Excluir
    3. Guardião, eu vejo a maioria dos analistas falando de RF. Mas que seja fiis também. No entanto, nao pretendo polemizar. E caso esteja, fico por aqui. Fui!

      Excluir
    4. Bagual seja sempre bem vindo aqui meu amigo

      Gosto muito de ouvir o outro lado da moeda, outras opiniões!

      Excluir
  2. Óóóóóh! Que polêmica!

    ResponderExcluir
  3. Cara ainda essa semana estava pensando nisso, como tenho pouco dinheiro na RV poderia deixar ele parado, sem comprar e sem vender e fazer aportes apenas na RF; por outro lado penso que talvez seja hora (ou não) de investir na RV esperando uma recuperação futura.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Esse é o dilema né?!

      Mas veja que na RV há as ações e os FIIs. Destes últimos é que chamo atenção para cuidados com euforias demasiadas sem fundamentos!

      Excluir
  4. Guardião eu estou comprando todos FII ficou para trás e surfando na alta , montei posição um pouco antes do IFIX decolar, subindo ou caindo eu ficarei no lucro já que montei posições com volume transacional alto.
    Ou seja acredito que uma das alternativas interessante é manter o dinheiro na renda fixa e alocar em um momento de desespero do mercado como fiz antes da decolada do índice.
    Sobre os FII e os analistas, O analistas observam toda movimentação dos investidores profissionais, quando eles vem um determinado grupo esta alocando em um ativo, começa sair matéria alardear para massa de investidores minoritários , neste momento os investidores mais informados já vão estar devidamente alocados já que eles ganham no volume transacional.
    Quando a manada entra no jogo é tarde!
    O índice começa inflar e quando chegar a um preço X esses investidores institucionais ou profissionais se desfazem da posição com lucro, se leva em conta que os fundamentos estão descolados da cotação do ativo, preço justo.
    A manada se desespera e começa vender no desespero.
    Grandes investidores institucionais já vão estar fora do jogo com o lucro no bolso.
    No mercado de FII rola muito insider trading antes de qualquer fato relevante.
    Ou seja questão aqui é de perfil de investidor quem é holder vai comprar mais e baixar o preço médio.
    E quem é scalping vai entrar com grandes volumes em momento de baixa e vender quando os fundamentos se deslocarem da cotação.
    Continuo comprando , mas como invisto com foco em preço justo quando o preço do ativo chegar até minha linha de corte eu não aloco mais naquele ativo.
    A maior parte a minha carteira esta alocada na rena fixa, me sinto tranquilo com esta estratégia de preço justo já que tenho tempo de sobrar para avaliar os ativos.
    Por hora vou continuar comprando os ativos que ficaram para trás e ainda estão com bom índice retorno se o índice continuar irracional e acabar o desconto em todos os FII de minha carteira os FII vão ficar em quarentena esperando oportunidades de compra e aloco em ações de dividendos.
    Ou seja fique tranquilo em relação aos FII porque esse grande capital que entrou no mercado é de fundos de investimento institucionais que estavam majoritariamente em ações de dividendos e como a vaca ta magra pelo lado da bolsa resolveram alocar em FII observando descontos e um yield interessante.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD, se entendi bem você se fixou nos FIIs no momento de baixa e agora o novo dinheiro está indo para os FIIs que são interessantes e não tiveram grandes elevações, bem como para a RF. Você espera pela nova baixa de FIIs que deverá ocorrer futuramente. É isso? Acho uma boa estratégia! Parabéns!

      Excluir
  5. Olá Guardião, parabéns pelo desempenho. O seu milhão tá ali na esquina. rs.

    Com relação à sua decisão, acho válida a aposta. Pode ser que o grau de investimento do Brasil vá por água abaixo logo logo. Sendo assim tudo vai despencar e os FIIs vão sucumbir tanto quanto as ações. Se proteger na RF pode ser interessante.

    No entanto, permaneço 100% posicionado em ações. Tenho Celesc, Unipar, Ser e essa semana comprei Cemig também.

    Um abraço e siga firme, meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zé!!! Prazer imenso tê-lo aqui!

      Veja tenho feito numa espécie de aposta mesmo surfando na onda da boa RF. Acho os FIIs de escritórios muito perigosos atualmente e também venho aumentando minha posição na CEMIG.

      Abraço, toda blogosfera sente sua falta!

      Excluir
    2. CMIG3 quase no cabalístico de 10,10, rs

      Excluir
    3. Fala Uó.

      Outro dia li uma análise falando de um suporte forte no 10,35.
      Você que gosta de análise gráfica ainda crê na quebra deste número e chegada até o cabalístico 10,10?

      Excluir