segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exposição da carteira completa de investimentos

Boa tarde colegas.

Exponho de forma bem otimizada e clara TODA minha carteira de investimentos, baseada em ações, FIIs, LCIs, LCA, Fundo Cambial e Debêntures.

Minhas saudações cordiais a todos e aguardo vossas análises críticas (também tenho as minhas - rs).


Abraços e boa semana de trabalho a todos nós!

25 comentários:

  1. Olá Guardião, está bem diversificada sua carteira, tenho duas dúvidas: Vc teve que abrir conta no Bnco Pine e no Bnco original para investir nas LCIs deles ? As debentures vc comprou na oferta pública, tem um valor mínimo ? abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      As LCIs eu investi via corretora. Não tenho conta em nenhum desses bancos.

      As debentures comprei na oferta sim, e não no mercado secundário. E sim, há valores mínimos para diferentes debentures.

      Por fim não acho que eu esteja ainda bem diversificado, mas estou melhor do que já estive tempos atrás.

      Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Olá, Guardião.
    Sobre a sua RF nada muito a declarar, ótimas taxas.
    Bancos menores limitado ao valor do FGC, e debêntures sem imposto de renda.
    O único problema talvez seja a liquidez, mas se você não necessita de liquidez as taxas estão boas.
    Pelo que eu entendi você está com uns 30% em RF? É um bom percentual.

    Sobre os seus FII. CEOC você diminuiu exposição. FFCI eu não gosto muito, acho que HGRE e BRCR fazem bem essa função.
    De resto é questão de dar uma maior diversificada com fundos mais sólidos.

    Sobre suas ações. Bom, tem a ABEV que é uma ótima empresa (mas com múltiplos esticados em minha humilde opinião). CMIG que é uma boa empresa.
    PRBC4 eu tenho, mas é um papel que devo vender.
    E tem as duas grandes da bolsa VALE E PETR. Não é uma carteira muito diversificada de ações. Se realmente quer ter uma carteira de ações mais robusta, seria necessária uma diversificação maior ou optar por ETFs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Soul.

      Realmente tenho hoje cerca de 35% em RF. A liquidez não é um problema para mim, então preferi olhar para as taxas mesmo.

      Com relação aos FIIs : Estou de olho em aumentar minha exposição em AEFI e no FCFL, além de ou aumentar HGLG ou comprar SDIL. De shopping não gosto e não vou entrar. De banco só o AGCX acho ser interessante, mas mesmo assim apenas quando gerar um yield mensal da ordem de pelo menos 0,75%, o que pode não ocorrer nunca!

      Ações : estou muito em dúvida sobre aportar nesta modalidade, talvez o faça em momentos de oportunidade apenas. Gosto da CMIG e lamento a mesma estar agora sob nova direção a partir de 2015, mas ainda assim acho boa empresa. PRBC é uma bucha que carrego com um PM de 14,xx, enfim quase um CEOC das ações. Estou desiludido com esse banco. BBAS espero a volatilidade para uso exclusivo como trade. Petro foi comprado apenas pensando que o Aecio iria ganhar. Agora estudo o que fazer com essa empresa. ABEV tem múltiplos esticados mas não tem decepcionado. Acho que até eu vou começar a beber nesses proximos 4 anos!

      Obrigado pela visão crítica!

      Excluir
    2. Olá, Guardião. Um yield atual de 0,75% am em AGCX é uma quota a uns R$945,00. Talvez chegue nesse patamar. Eu ainda tenho pouco desse fundo, vou comprando aos poucos.

      Quando a fixa caiu para mim de que FII é apenas uma empresa com alto yield e alto payout, as coisas ficaram muito claras para mim. Primeiro que essas "empresas" imobiliárias chamadas FII possuem um fluxo muito mais previsível de fluxo de caixa. Logo, se for comprar ações mirando apenas dividendos tem que ser uma baita empresa descontada.
      É claro que o mercado acionário pode dar retornos muito bons no longo prazo, principalmente com empresas de baixo payout e alto ROE. Porém, para minha estratégia eu realmente não sei se vale a pena investir tanto tempo e esforço para ficar lendo documentos empresarias de 50 páginas.
      Eu estou preferindo ler livros sobre ciência ou literatura ou me dedicar mais a negócios diretos mais lucrativos.
      Porém, como no artigo que escrevi sobre estratégia, cada um precisa definir bem os objetivos e montar uma estratégia baseada nesses objetivos e principalmente manter essa estratégia.
      O nosso ativo mais valioso é o tempo com saúde que temos nessa terra. Eu li muito mesmo sobre finanças nesses últimos 30 meses, mas sinto que a coisa é muito mais complicada do que achamos se quiser analisar mais profundamente a complexidade do mercado financeiro.
      Assim, não há grandes ganhos, grandes vantagens em se conhecer muito e conhecer razoavelmente bem alguma coisa.
      Geralmente as pessoas que conhecem muito mesmo, vão ganhar dinheiro no mercado administrando o dinheiro dos outros, esse sim um verdadeiro filão.

      Abraço!

      Excluir
    3. Obrigado amigo pelas assertivas.

      Pensas que o momento seja favorável para obter FIIs de papel descontados cujos rendimentos podem explodir à frente?

      Excluir
    4. Guardião,
      PRBC é um investimento de paciência. Seu último resultado foi bom e seus múltiplos estão interessantes. Minha estratégia é manter as ações e esperar. Muitos investimentos precisam de paciência Acredito que esta smallcap é um desses.
      Abraços

      Excluir
    5. AdP

      O banco referido entrega com freqüência bons resultados, mas o que vejo é que nesse setor realmente há um enorme delay entre os bons resultados e a valorização da cota. Isso não me agrada, e sei que isso não lhe desagrada. Portanto é mais questão de perfil mesmo!

      Excluir
  3. Guardião,

    Essa carteira de ações está bem enxuta em? Não pensa em expandi-lá? Acho também que ela está com muitas empresas com um grande peso governamental. Na renda fixa, essas LCIs de bancos pequenos são confiáveis?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL, sim está muito enxuta.
      Penso em aumentar sim, mas não agora.
      Tenho priorizar a RF pois o momento de juros altos tornaram essa modalidade atraente, ao passo que também em breve abrirão boas janelas para os FIIs. Assim,mas ações estão em terceiro plano.

      Excluir
    2. E o TD, não te apetece?

      Abraços.

      Excluir
    3. Sim, mas apenas a NTNBs e vou adquirir apenas se a Selic atingir 11,75%

      Excluir
  4. Muito boas taxas das LCI e Debentures.
    Carteira com poucas ações e muitos FII´s. Boa estratégia pra gerar caixa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taxas boas sim nas LCIs.
      Como disse ao IL acima as ações irão aumentar, mas a prioridade agora é RF e FIIs.

      Excluir
  5. Gostei muito da carteira de renda fixa. As debêntures estão com taxas ótimas. Sei de seu asco em relação ao governo, mas cedo ou tarde - e é melhor que seja cedo - você terá que incluir tesouro direto aí, nem que seja só LFT. Renda fixa também é reserva de valor para entrar na renda variável em períodos de grande baixa. Do jeito que está, você não tem liquidez nenhuma para aproveitar promoções.

    Seus FIIs não posso analisar, mas você é um estudioso desses ativos e acredito que está fazendo um bom trabalho, como o Surfista assinalou aí em cima.

    Na renda variável, está metendo os pés pelas mãos, pois não ganha com trades de curto prazo por não saber análise técnica e nem se expõe a fundamentos para obter o benefício do longo prazo, apenas operando às cegas com base em notícias de domínio público já devidamente precificadas. Sugiro não aportar mais em ações até saber o que é a bolsa e para que serve a bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Troll. Aliás você é engrandecedor quando não passa o ponto de sua acidez.

      Vamos lá. Fico lisonjeado que tenhas gostado da carteira de RF. Priorizei apenas debentures incentivadas e com boas taxas e as LCIs que pagassem no mínimo 96% de CDI. Nessas modalidades tenho bons rendimentos sem tomar mordida do leão.

      FIIs vejo estar ainda em desequilíbrio na carteira. Mas vou acertar aos poucos. Acho que este mês de novembro e o próximo nós trarão bons momentos de entrada e aqui, o preço é fundamental. Talvez seja uma boa hora para considerar uma aventura nesse mundo.

      Ações, bem... É bem claro que temos pontos divergentes nesta questão. Em parte talvez você tenha razão, mas sinceramente não creio estar tão alheio desse mercado como seu dIscurso faz parecer.

      Por fim, sim penso no TD mas esperarei 2015 explico porque : acredito que o incompetente governo elevará as taxas de juros, pois não tem idéia de outra forma para controlar a inflação, e mais, penso que chegará fácil em 11,75% até o meio do ano! quiçá até mais. Mas com 11,75 me darei por satisfeito para comprar NTNBs...

      Já as LFTs não me atraem, pois no aporte consigo juntar e comprar LCIs que remuneram melhor e não pagam imposto de renda.

      Excluir
    2. "Na renda variável, está metendo os pés pelas mãos, pois não ganha com trades de curto prazo por não saber análise técnica e nem se expõe a fundamentos para obter o benefício do longo prazo, apenas operando às cegas com base em notícias de domínio público já devidamente precificadas. Sugiro não aportar mais em ações até saber o que é a bolsa e para que serve a bolsa."

      Pense bem no que o Troll falou.

      Excluir
    3. AdP, veja bem. Imagino que não há uma forma mágica e sei que a bolsa não é um local para virar milionário da noite pro fia como numa mega sena acumulada.

      No entanto, quando entrei no BBAS eu o fiz única e exclusivamente por conta do preço e volatilidade. Após quatro meses de te-lá comprado, eu a vendi obtendo lucro de 23%. Então, em que pese o fato de que eu não sou um expert, este foi o único trade que fiz com expressão e creio que o lucro obtido não foi irrisório, ainda mais levando em conta o curtíssimo prazo de 4 meses.

      Para operar com análise gráfica estaríamos mencionando pessoas quedesejam viver disso, e fazer isso portanto toda semana, o que não é o meu caso! Vivo do meu trabalho e os investimentos visam acelerar ou garantir uma boa vida futura.

      No momento não estou inclinado às ações. Mas certamente estudar mais, aprender mais e crescer como investidor estão nos meus planos.

      Abraços.

      Excluir
    4. Guardião, no momento atual há bons ativos com cotações retroagindo ao ano de 2012. Essa é justamente a hora de se inclinar para a renda variável.

      "Be fearful when others are greedy and greedy when others are fearful."

      Warren Buffett

      Excluir
    5. Veja Troll, estamos com alta taxa Selic e com perspectivas que a mesma deve subir. Foi um bom momento de encontrar, por exemplo LCIs pagando 100% do cdi! que serão menos freqüentes à frente.

      Também estamos apenas, a meu ver, começando uma queda nos preços de ativos da bolsa, portanto um pouquinho de parcimônia talvez nos traga melhores ofertas. Sem dúvida alguma, FIIs e ações estarão com boas ofertas até o final do ano e em 2015.

      Excluir
    6. Mais uma vez insisto: para aproveitar boas ofertas da renda variável, só tendo fluxo de caixa na renda fixa. Chega um ponto onde os aportes mensais não ajudam muito. No meu caso, tenho 3.100 ações da Tractebel. O que muda se a cotação cair 50% em 2 meses eu adquirir 200 papéis? Absolutamente nada. Mas se tiver LFT, NTNB com ágio e um pouquinho de grana na poupança, certamente irei comprar 2.000 ações extremamente descontadas. Quando o mercado virar, é possível ficar com os papéis e dar um belo incremento nos dividendos recebidos ou obter um ganho expressivo ganho de capital para recompor a renda fixa ou, ainda, mixar ambas as estratégias.

      Excluir
    7. Troll, tem razão, mas é se não houver essa queda absurda no valor das ações? Tudo é questão de apostas então. Eu estou esperando o BBAS voltar a despencar, acho que não terei que esperar muitos meses...

      Excluir
  6. Amigo Guardião, carteira diversificada. No entanto, caberia sem medo, KRNI11, PQDP11, AGCX11 e BBPO11 em sua carteira de Fii.
    E ITUB3, CTIP3, CIEL3 em sua carteira de ações.

    Abraço, sucesso!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual, excêntrico assertiva. Deixe-me dar o contraponto :

      Das ações nada a falar, são três excelentes ações a se ter.

      Dos FIIs não gosto de bbpo. Agcx é a única de agência que considero, mas meu preço alvo ainda está longe. Talvez nunca alcance!
      Pqdp é de um setor que também pouco me atrai, mas sem dúvida a melhor espécime do setor!
      Knri está na minha mira, mas o problema évque estou lotado de escritórios, e isso me preocupa. Agora se o knri cair abaixo de 111 eu vou comprar de pá.

      Excluir
    2. Excêntrico não. Excelente!!! Smart phone.....kkkkk

      Excluir