domingo, 25 de maio de 2014

Atualização da Carteira de Ativos

Próximo ao fechamento do mês de maio, e após a divulgação das aquisições no mês (200 ações da ABEV e 2 cotas do HGLG), vamos ver a composição da carteira atual :
O que eu noto : tenho nos FIIs reduzido minha exposição aos escritórios, não compro mais esses ativos com RMG e estou aumentando a proporção de logística. Tenho agora ficado de olho numa oportunidade de aumento nos FIIs educacionais. O NSLU não teve mais aportes, mas confesso que quase comprei mais aos 162,xx e acho até que deveria tê-lo feito. Gosto do polêmico ativo, mas é melhor mesmo não me concentrar tanto num só.

Ações : A aquisição da ABEV nesse mês melhorou a diversificação da carteira, e aumentou o potencial de dividendos. Na mira existem ainda duas ações que não estão na carteira... Cielo não é uma delas!

48 comentários:

  1. O que eu noto:

    1) Você gosta de empresa com influência governamental, vide as escolhas feitas nas suas ações. Se consegue dormir bem com isto, bom pra vc.

    2) Escolher ABEV foi a melhor coisa que fez para sua carteira governamental. Não que ela não seja afetada também pelo governo, mas dentre os ativos ela é a menos.

    3) Você é fanfarrão ao não escolher Cielo. Dúvide-o-dó, que os potenciais alvos de aquisição são robustos,lucrativos e em clara tendência altista,inclusive para longo prazo. Estou ansioso para conhecer quem são estas escolhas que baterão Cielo! kkk

    4) Você está diversificando muito seu patrimônio. Troque uma idéia com o Uó quem também tinha um "fundo de ações" (risos) e tente enxugar sua carteira. Se ela é tudo RV, fique somente com 20 ativos ou menos.

    Afonsinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, mais um adepto do culto de adoração a Cielo. Quem não tem Cielo na carteira vai passar 1000 anos no limbo dos investimentos?

      De qualquer forma informo que tanto eu como o Guardião somos acionistas indiretos por meio do Bradesco e o Guardião também é sócio da Cielo por meio de suas ações do BB.

      Excluir
    2. Boa saída pela direita Land, ao estilo leão da montanha! risos

      Sobre o culto, nunca pensei nisto, mas me parece que sim, tem muitos adoradores e não é pra menos.

      Só faz sentido a pessoa não ter Cielo se for bem iniciante e tá começando agora no mundo da Bolsa, caso contrário, é prova de burrice mesmo não ter a empresa. Bem, tem louco pra tudo né ? Sabe-se lá por quê alguém não iria querer ela na carteira. Deve ser aqueles bem defensivos, né ? Tão na Bolsa tentando obter só um pouquinho mais que a poupança e tá bom.

      Mas você não falou nada da carteira com viés governamental. O que acha da característica desta carteira do Guardião ? Quero ver você falar o que pensa, kkkk

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Também não gosto muito de empresas estatais por causa do risco político, mas o BB e a Cemig são empresas muito boas e grandes pagadoras de dividendos. Não acho que o Guardião tenha uma exposição anormal em estatais a ponto de aumentar o risco da carteira.

      Excluir
    4. 1) RV no Brasil é sinônimo de ter estômago para aguentar as influências governamentais.

      2) ABEV é tão pouco influenciada que foi a queda superior a 5% que me fez compra-la!!!

      3) Cielo é uma empresa incrível, mas não é eterna. Diferente de energia, bancos, comida e commodities que sim são eternas, quem sabe como será daqui 3 ou 5 anos a cobrança de crédito? Ainda com maquininha? Empresas que usam tecnologia podem ser líderes de seus mercados de forma temporária. Basta a tecnologia mudar, vide Kodak.

      4) Diversificando muito? Minha carteira de ações tem menos que 10 ativos. Minha de FIIs tem mensagem que 18... o que quer dizer??? Acho que você está somando ações e fiis o que é equivicado para alguém tão entendido e crítico! Tenho ainda uma terceira classe que é uma debenture.

      Excluir
    5. Land obrigado por opinar.

      Como você também enxergo o BB e a Cemig muito fortes. Além disso são essenciais.

      Abraços

      Excluir
    6. Guardião,

      Uma queda de 5% não é nada. Para quem faz trade pode ter alguma relevância mas se você faz BH, é irrelevante e não deveria servir de argumento para não ter comprado antes. Enfim, acho que você se posicionou tardiamente no papel. Já era para estar nela há tempos...risos

      3) O mestre Blastter diria que é bullshit você ficar de fora do papel porquê ela não é eterna. Diria que enquanto a empresa é boa, você deve ser sócio. Parou de ser boa, cai fora. Parece de uma simplicidade impar este pensamento, mas você e alguns outros não entendem e não aplicam. Por que não entra no papel, surfa a onda e se um dia (pode demorar, aviso), ela ficar ruim, você cai fora ?
      Engraçado como outros papéis o senhor já queimou da carteira por muito menos, agora empresa boa não quer ter ? Kd coerência ? risos...

      4) Sim, eu somo ambos, afinal como eu disse é tudo RV. Muita diversificação leva a resultados menores. Pouca adiciona risco. Que tal fazer que nem o Uó que acordou pra vida e agora fez uma seleção show de bola ?

      5) Não esqueceremos dos dois ativos que entraram na carteira. Tô doido pra saber o que você vai colocar no lugar de Cielo. Não me vai colocar turn-around hein ! risos.Nem papel da moda como Kroton ou outras educacionais! risos

      Afonsinho!

      Excluir
    7. Todas as empresas sofrem com a ingerência governamental - inclusive a Cielo, quando teve seu monopólio da bandeira Visa quebrado pela SDE em 2010.

      O que se pode fazer é analisar as circunstâncias, adicionar mais este risco no nosso radar e colocarmos a mão no bolso se nos sentirmos confortáveis com essa decisão.

      Abraço!

      Excluir
    8. Guardião


      1) A meu ver Cielo ganha dinheiro principalmente com o processamento das transações e não com a maquininha, quando você faz uma compra pela internet por exemplo tanto o cartão (plástico) quanto a maquineta não estão presentes, mas por baixo dos panos a Cielo efetuou o processamento daquela transação e ganhou sua comissão com isso.

      2) Bancos não são eternos, vide se uma tecnologia como a do Bitcoin se tornar popular e o principal meio de troca no mundo inteiro, os bancos seriam destruídos ou pelo menos se tornariam irrelevantes. Assim como a Cielo também iria pro saco nesse cenário.

      Excluir
    9. A tecnologia usada nas cobranças sempre mudará com o tempo.
      Meio século atrás quem imaginava que hoje seriam usados cartões como meio de pagamento?
      Não sei como será no futuro, se através de biometria, leitura da íris, implante de chip no corpo, mas a Cielo é líder nesse segmento e sempre foi a frente dos concorrentes, com certeza já estaria se antecedendo a isso e ela mesmo anunciará e implantará essas mudanças.
      O que não podemos é ignorar uma empresa desse calibre, SE um dia deixar de ser boa, "hasta la vista, baby".
      Sem stress.

      Excluir
    10. Olha, algo como o Bitcoin não coloca em risco os bancos apenas, mas o próprio poder do Estado. Então, aqui estamos falando de uma mudança extremamente radical de como interagimos, não é, em minha opinião, uma simples mudança de tecnologia.
      A Kodak citada também era líder do segmento. A grande verdade é que não se sabe o que pode acontecer.

      Na verdade, a tendência das empresas não é se eternizar, mas falir. No longuíssimo prazo (muito maior que o horizonte de um investidor PF), as empresas tendem a falir. Basta ver quais eram as grandes empresas negociada em bolsa nos EUA em 1890 e comparar com as empresas de hoje.
      Raríssimas empresas conseguirão se manter por longos períodos de tempo, e não creio que isso não tenda a acontecer com as empresas de hoje.

      Abraço!

      Excluir
    11. Soul é sempre ouvir um contra-argumento bem embasado. Não fui eu quem usou a kodak como exemplo, mas sim o Buffett que foi criticado por não ter ações dela quando a mesma estava entre as cinco maiores dos EUA. A justificativa havia sido exatamente o fato de ser empresa envolvida em ramo tecnológico.

      Excluir
    12. Não fale uma besteira dessa Soul. Existem tantas empresas centenárias, mas tantas, que se eu for listar todas aqui vou ficar até amanhã escrevendo.

      Só para citar algumas: Souza Cruz, Nestlé, Coca Cola, Johnie Walker, etc...

      Excluir
    13. Olá IL!
      Olha essa parte do meu texto: "Raríssimas empresas conseguirão se manter por longos períodos de tempo, e não creio que isso não tenda a acontecer com as empresas de hoje."

      Depois veja essa: "Basta ver quais eram as grandes empresas negociada em bolsa nos EUA em 1890 e comparar com as empresas de hoje."

      Citar algumas empresas apenas confirma o que eu disse. Foi fazer o teste das empresas americanas? Aqui está inicio do Dow em 1885:

      Central Pacific Railroad * Delaware, Lackawanna & Western Railroad Northern Pacific Railway (Preferred)
      Central Railroad of New Jersey * Lake Shore Railway Pacific Mail Steamship
      Chicago, Milwaukee & St. Paul Railroad * Louisville & Nashville Railroad Union Pacific Railroad
      Chicago & North Western Railway Missouri Pacific Railroad Western Union
      Delaware & Hudson Canal * New York Central Railroad

      Dow em 1928 (antes da recessão)

      Allied Chemical General Railway Signal * Sears Roebuck & Company
      American Can Goodrich * Standard Oil (NJ) *
      American Smelting International Harvester Texas Company
      American Sugar International Nickel * Texas Gulf Sulphur *
      American Tobacco B Mack Truck Union Carbide *
      Atlantic Refining * Nash Motors * U.S. Steel
      Bethlehem Steel * North American * Victor Talking Machine *
      Chrysler * Paramount Publix (formerly Paramount Famous Lasky) Westinghouse Electric *
      General Electric Company Postum Incorporated * Woolworth
      General Motors Corporation Radio Corporation * Wright Aeronautical *

      Dow atual em 2013:

      3M Company American Express Co AT&T Inc
      Boeing Caterpillar Chevron
      Cisco Systems The Coca-Cola Company DuPont
      ExxonMobil General Electric Goldman Sachs*
      The Home Depot Inc Intel IBM
      Johnson & Johnson JPMorgan Chase McDonald's
      Merck & Co. Microsoft Nike Inc.*
      Pfizer Procter & Gamble The Travelers Companies
      UnitedHealth Group United Technologies Corporation Verizon Communications
      Visa* Walmart The Walt Disney Company

      Abraço!

      Excluir
    14. IL, Você pode ficar até amanhã (que já é hoje:)) citando empresas centenárias. Entretanto, o ponto não foi esse. Se formos citar as empresas que não existem mais, ou que perderam importância, ao longo dos últimos 120 anos, vamos ficar até ano que vem citando-as.

      Abraço!

      Excluir
    15. Isto mesmo Afonsim, concluí que não vale à pena ter muitos ativos em carteira, mas eu sou assim mesmo, só aprendo sentindo na pele, difícil eu ouvir as pessoas falando e acreditar, rs. Penso que a carteira do Seu Guarda está evoluindo, assim como a minha, e estes comentários são muito importantes.

      Excluir
    16. se somente a idade e a manutenção do mercado forem o foco, bora comprar Forjas Taurus... todo mundo usa revorvi... vide mil fabricas nos EUA!

      Excluir
  2. Bela evolução, Guardião. Aos poucos sua carteira de ações vai tomando forma. Mantendo a disciplina vai ficar a sua cara.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade LdL.

      Isso que tenho notado. Creio que até o meio do ano que vem vai mesmo ter uma cara que me agrade mais que a de hoje.

      Excluir
    2. Eu já estou sentindo os resultados da mudança na minha carteira. Facilita muito na tomada de decisão você saber onde e como quer chegar.

      Abraço!

      Excluir
  3. Cielo comprei no IPO e vendi me arrependi de ter vendido, assim como, me arrependi de ter vendido Smile e BB seguridade. Agora, no momento, não recompro nenhuma das três.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cielo é uma grande empresa e não tenho dívidas. Mas realmente não está nos meus planos atuais!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sandman parece ser um especulador de IPO, rs
      Se tem algo que aprendi nesta vida é nunca vender tudo, se o Sandman tivesse deixado pelo menos o lucrinho nas três em forma de ações estaria bem feliz hoje, rs.

      Excluir
  4. Você, caro visitante, teria alguma ressalva em investir na Cielo?
    Quais os motivos que te levariam a não investir ?
    Vamos descontruir o mito de que ela não é investimento para longo prazo ou pelo menos, fortalecer a mente do dono deste blog e outros que acreditam que o papel já tinha o que dar e é melhor ficar afastado dele.
    A palavra agora é de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que a empresa preencha critérios do investidor, e que podem ser complexos e incluir dados subjetivos...

      Excluir
  5. Olá a todos,
    E quais são os critérios objetivos para saber que uma empresa está ficando ruim? É um desaquecimento no crescimento dos lucros? Prejuízo? Diminuição das margens. do ROE, ROA? De quanto tem que ser a diminuição?

    Se a empresa crescer os lucros em 10% aa, o que é razoável (mas inferior ao crescimento recente) pelos próximos 7 anos, e em 2021 o mercado achar que a avaliação dela deve ser apenas o dobro da avaliação de uma empresa como a EZTEC, por exemplo, a cotação será a mesma em 2021. Sendo assim, gostaria de saber se há padrões objetivos para detectarmos quando sair de uma empresa, ou é "depende dos critérios de cada um"?

    Minha pergunta não é provocação, mas apenas para entender o racional de algumas formas de investir.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez depende do critério que o Bastter resolver adotar e fazer as bastteretes repetirem, como um dogma!

      Excluir
    2. Lucros. No LP a cotação segue o lucro. Além disso, os proventos são distribuídos porque existe lucro.

      É o que o Bastter fala. A empresa tem que ter lucros consistente. Sou bastterete por concordar com ele? Não sei, mas me parece uma coisa óbvia.

      Excluir
    3. IL, entendi.
      Então se os lucros da CIELO e AMBEV crescerem a uma taxa de 5/7% (ao invés de 15/20%) aa, você continuaria classificando como uma ótima empresa, não importando o preço? Realmente daí é um método mais fácil de ser seguido mesmo.

      Seguir os lucros no LP é apenas uma parte da equação, a outra que muitos omitem é a percepção do mercado sobre a mesma empresa.

      Abraço!

      Excluir
    4. Exatamente. Não estou preocupado com a taxa de crescimento dos lucros e sim se a empresa tem lucros consistentes.

      O X da questão é a empresa TER LUCRO. O que por si só já eliminaria de cara os lixos do Eike, por exemplo.

      Abraços.

      Excluir
  6. Apenas um esclarecimento para todos :

    1) acho a Cielo uma empresa muito boa, lucrativa, líder e boa governança. Mas eu não estou pensando em entrar nela hoje.

    2) não desaconselho a Cielo, nem a aconselho, até porque nem posso fazer isso. Apenas expressei algo pessoal e subjetivo, ao dizer que não penso no momento em comprar Cielo.

    3) respeito as posições defendidas sobre a Cielo, mas acho engraçado das posições arrogantes de quem conhece afundo o mercado para dizer que não há empresa melhor, mais lucrativa e com tendência "altista" como a Cielo. A este autista talvez a melhor atitude seja vender tudo e fazer all in.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem que dar satisfação para ninguém Guardião, relaxa! ;)

      Cada um sabe (ou deveria saber) o que está fazendo. Se você acha que não vale a pena entrar na CIEL3, ótimo, até porque é o seu dinheiro que está em jogo.

      Eu discordo totalmente de você. CIEL3, hoje, para MIM, é uma das melhores empresas da Bolsa. Só louco para deixar ela de fora da carteira. Em todos os estabelecimentos que eu vou, a maquininha não para, afinal, quem anda com dinheiro hoje em dia?

      O futuro ninguém sabe, logo, o dia que ela ficar ruim, que vale ressaltar, pode ser tanto amanhã como nunca chegar, você sai fora. Essa é a minha visão.

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu IL.

      Também acho a Cielo uma grande empresa hoje... Quase entrei nela, mas ainda não foi o momento.

      Na mira mesmo, no momento, ela não está, mas se surgir uma boa oferta, quem sabe?

      Vamos levando, sem pressa, vou montando a carteira que ainda está na fase genesis

      Excluir
    3. Por curiosidade, quais são as duas empresas que estão no seu radar? Até agora você não falou, rs.

      Excluir
    4. I.L. na verdade eu quero incorporar mais duas ações no meu portfólio, mas sinceramente não estou com pressa.

      Tenho algumas no radar (mais que 2), embora duas estejam sendo mais estudadas, avaliadas, etc... A própria Cielo está na mira, mas não pretendo aportar nela agora.

      Na verdade estou aproveitando o momento para diversificar na carteira, distribuir melhor os percentuais, tanto nos FIIs como nas ações.

      Hoje mesmo comprei mais ABEV a R$ 16,10, o que julgo um bom preço de compra, e uma empresa de excelência. Assim aumento meu percentual neste ativo, visando mantê-la próximo a um percentual de 7 ou 8%... Consequentemente diluo hoje os bancos que estão em elevado percentual e a CCR.

      Venho fazendo o mesmo nos FIIs, onde deixei de comprar escritórios,,,

      Mas, para não deixá-lo sem resposta, são hoje os seguintes ativos monitorados :

      Ciel, Grnd, Eztc, Itsa, Mdia, Brfs.

      Sugeres algum em particular?

      Excluir
  7. Olá Guardião, o povo anda estressado. Então, possuo 20 ações em carteira. Gosto muito dos setores : bancário, elétricas, consumo (alimentos bebidas), Tenho Cielo, entrei após o desdobramento, considero uma boa empresa. Relax. Abraço! BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bagual.

      Também acho a Cielo ótima empresa, e na verdade quase entrei nela... Foi por pouco que uma ordem de compra minha não havia sido executada. No momento tenho outras na mira, mas se ocorrer algo que dê uma oportunidade (não me parece que vai haver) quem sabe possa entrar.

      Pois então, sobre diversificação de ativos sei que não existe fórmula correta, mas eu tenho uma visão que ao redor de 10 ou 12 ações me parece uma boa diversificação, e quanto aos FIIs ao redor de 15 a 20...

      Como vê ainda estou trilhando o caminho de montar a carteira!

      Excluir
    2. Resolvi aportar em 16 ativos daqui para frente, 8 de dividendos e 8 de crescimento. Aqueles que já comprei serão mantidos, mas me concentrarei agora apenas nos Tops.

      Excluir
    3. Uó, 16 "ativos" que se refere são ações, certo?

      E quantos FIIs pensa como bom número?

      Excluir
    4. Excelente estratégia, UB. VLOL11 no radar. Grande abraço! BAGUAL

      Excluir
    5. s. guarda, são 16 ações e 16 FIIs, como já tenho ceoc, thra e sptw que não venderei então serão 19 FIIs no total, VLOL já passei o rodo, tô fora Bagual!

      Excluir
  8. Saudações Guardião.
    Bela carteira.
    Quais os motivos da compra do Paraná Banco?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banco de médio porte com indicadores bem sólidos.

      Revi meus conceitos como disse em algum post no passado : não compro mais banco que fuja dos três principais.

      Excluir
  9. Minha singela contribuição:

    BBAS: OK pelos dividendos
    BBDC: OK, mas estou preferindo ITUB3
    CCRO: Passado mais que perfeito, mas o futuro dependerá de como a altíssima alavancagem atual se traduzirá em aumento de lucros, sigo encarteirado mas não coloco as mãos no fogo
    CMIG: enxuguei, enxuguei, enxuguei e no setor elétrico só sobrou ela para mim, rs
    PRBC: estava té aportando no ABC mas resolvi não aportar mais em bancos pequenos
    VALE: Não tem diferencial competitivo em relação aos seu principal concorrente frente ao principal cliente, prefiro então ficar fora.
    TAEE11: Ficarei apenas com a CEMIG
    ABEV: esta não precisa de comentários

    FIIs:

    SDIL: OK
    HGLG11: OK
    BRCR11: OK
    FFCI11: Não conheço
    HGRE11: OK
    CEOC11B: Não aportar mais
    RNGO11: OK
    VRTA11: OK
    XPGA11: OK
    NSLU11B: OK
    AEFI11: OK
    BPFF11: Não conheço
    BCFF11B: Qual o diferencial?
    XPCM11: Não conheço bem
    FCFL11B: OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FFCI : escritórios - multiempreendimentos. Razoável, não aporto mais, mas não o acho ruim. É médio!

      CEOC : Você sabe minha opinião... Estou "à espera por um milagre". FII de escritório + RMG + vacancia 100% (parece que agora locou uma parte). Ou seja, piece of shit, no momento

      BPFF e BCFF : tenho muito pouco neles... FIIs de FIIs, e como disse nem sei porque cargas dagua investi neles.

      XPCM : Bom empreendimento, bom contrato e peguei por um preço médio maravilhoso.

      Excluir
  10. CEOC, a hora do espanto!!!

    ResponderExcluir