quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bolsa e Perspectiva : comprar agora???

Boa tarde.

Essa é uma pergunta que algumas pessoas hoje se fazem.



Há aqueles que estão assustados com a queda da bolsa, e por isso estão vendendo suas ações como se o mundo fosse acabar. Este é o grupo maior, e aquele que alimenta o giro de capital paga as corretagens e perde na bolsa.

Há aqueles que estão assustadíssimos, mas estão se segurando e não vendendo. Este é o grupo que acompanha o HB diariamente, ou melhor, dioturnamente em um sofrimento masoquista.

Há aqueles fiéis ao tradicional Buy and Hold "Bastteriano" para os quais o que importa é apenas a empresa continuar boa, apesar das crises e seguem nos aportes mensais pré-estabelecidos, não levando muito em conta a precificação das ações. Nosso representante maior é o Investidor Troll.

Por fim, creio que haja um grupo no qual me enquadro melhor : confia no longo prazo da bolsa, possui uma tática Buy and Hold, mas não fiel ao que pensa o Bastter, já que considera a precificação como uma oportunidade para melhorar o rendimento,  mesmo que este tenha valor para o curto prazo.

Gostaria de defender minha posição, já ciente no entanto que estarei passível às críticas de El Rei :

Como invisto em FIIs e Ações, gosto de ver pelo seguinte ângulo : nosso país passa por uma crise política (vide protestos), crise econômica (com retorno da inflação e inabilidade total do governo de manter um crescimento digno e taxas de inflação baixas) inseridos num mundo que também está às voltas com as crises : pacotes americanos, Europa na lama e China com ritmo (ainda alto) de crescimento em queda. Assim, o governo que quis fazer bonito baixando a Selic entrou numa sinuca e é óbvio, que agora, às vésperas de ano eleitoral, seguraremos a inflação com o aumento da Selic again.

Reunião do Copom para os dias 09 e 10 de julho, há alguém que duvide no aumento da Selic?? Para agora, sem pretensões de bancar o adivinho, tenho certeza absoluta que sobe ou 0,25 ou 0,5 ponto (chuto no último).

Assim, a RF vai se tornando mais atraente, a reputação do país vai caindo com fuga de investidores da bolsa brasileira e há uma natural migração de RV para RF. Tesouro, que virou modinha, voltará a fazer parte dos comentários do Mauro Halfeld na CBN, etc.

Abre-se a boa oportunidade de compra de ações. Vamos às compras!!! Sim, eu mesmo aproveitei ofertas de FIIs e de BBAS, entre outras. No entanto, tive um gasto semelhante à uma mulher obesa e mal amada quando recebe seu salário e vai ao shopping afogar suas mágoas nas lojas de roupas, sapatos e bolsas! Gastei mais que deveria! Olho grande!

A bolsa caiu mais ainda, não me preocupo de fechar o mês "em queda" pois é parte do jogo, mas agora repensei e vi que além de economizar em corretagens eu vou tentar aproveitar melhor as ofertas, tentando pegá-las cada vez em nível mais baixo. Assim, neste momento atual (digo de hoje e semana que vem) decidi o seguinte : não abro o HB até o dia 10-07. Nem quero saber se hoje o BBAS tiver despencado para 20,00 ou outros semelhantes.

Isso vai ser especialmente bom para os FIIs, na minha opinião.

Assim, o dinheiro que está entrando está sendo acumulado na RF para ser despejado com força na RV após o dia 10-07-13.

Depois disso teremos então os reflexos das semanas seguintes, e poderemos ter uma idéia se houve estacionamento da inflação ou não. E aí pesamos de novo na melhor estratégia.

Obviamente isso é a minha opinião, e por favor peço que todos que lerem este post tenham sua visão crítica e não confiem. Não sou economista, não sou experiente no mercado, não sou nada, apenas um curioso tentando se dar bem.

Gostaria, no entanto, de receber vossas opiniões.

7 comentários:

  1. Rapaiz, estou na mesma situação! rs
    O dinheiro do aporte já está separadinho, mas por conta das corretagens, não aportei no começo dessa semana (na mínima dos últimos tempos) esperando a virada do mês para isentar a custódia de Julho e esperando a reunião do copom tbm. Mas a sensação é ruim de ver a bolsa subir nesses dois dias ehehe, só que acho que não passa de repique, a tendência é de baixa e como precificaram o último aumento da selic, devem precificar novamente e seremos recompensados!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luigi, se vc está com essa estratégia semelhante à minha então sugiro que se esqueça do HB nos próximos dias, caso contrário ficará sofrendo e poderá sair da estratégia traçada.

      Excluir
  2. Honorável preposto do Rei das Caçambas do Norte,

    Claro que todos queremos comprar barato. Mas pense: se tenho 3.000 ações de uma empresa, mas meu aporte só dá pra comprar 200 papéis, que diferença faz comprar na queda ou na alta? Nenhuma!

    Mas, se o investidor possui uma reserva em renda fixa e pode aumentar a posição em ações em 50% no caso de queda acentuada, aí pode ser interessante observar os preços. o que acontece é que, para o pequeno investidor, na maior parte das vezes o tempo que se perde com análise de preços não garante um rendimento maior do que alguém que compra sempre no mesmo dia do mês, independente do preço. Há simulações no site do Bastter.

    Perseguir fundos é apenas uma armadilha mental. Não passa de um fator psicológico que mais atrapalha do que ajuda. Quanto tempo não se perde olhando HB quando se poderia estar fazendo coisas mais interessantes?

    Você fez uma análise macroeconômica com viés negativo, mas eu não entendi a conclusão. Por acaso vc vai vender suas ações e esperá-las caírem mais para recomprar? Vai tirar dinheiro da RF e colocar na RV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, obrigado pela visita e comentário. Não, não vou vender minhas ações. Não vendo NADA nesse momento das ações que tenho, caso contrário estarei perdendo dinheiro. O que tenho é dinheiro parado em minha conta, sendo aplicado na RF e disponível para migrar para a RV. Como a RF nos próximos 15 dias renderá merreca, mas renderá, e como a RV na minha modesta opinião cairá após a reunião do Copom minha decisão é usar esse aporte que hoje tenho disponível para a migração de RF para RV não em aportes semanais, mas sim de uma vez só após a reunião do Copom. Vale lembrar que ninguém tem certeza de nada no mundo do mercado financeiro e que ninguém sabe onde é o fundo, a minha opinião no entanto é que até o dia 10 a situação ainda vai estar ruim para economia (senão até pior) o que obrigará o copom a elevar juros a fim de manter a inflação mais para baixo. É isso, um abraço!

      Excluir
    2. Guardião, pense comigo. Se nós, amadores, temos informação sobre a provável alta dos juros, vc não acha que os grandes players do mercado tb não bem disso e já possuem uma estratégia para esse cenário? Por que então eles esperariam o anúncio do Copom para agir?

      Não me surpreenderia em nada se essa provável alta já estivesse precificada e a bolsa subisse forte após o anúncio do Copom. Quando PETR4 anunciou aumento no preço dos combustíveis, as ações despencaram e teve sardinha perdendo dinheiro e ficando de mimimi na internet. Veja aqui:

      http://bastter.com/mercado/acao/PETR.aspx?pagina=5#mural

      Movimento de curto prazo não tem explicação e nem lógica. É o veredito de El Rei.

      Excluir
    3. Vc tem suas razões, e a explanação é coerente. Mesmo assim vou manter a minha posição. No dia 11 ou 12 de julho trocamos mensagens e analisamos juntos! Realmente é imprevisível e certeza ninguém pode ter do movimento do mercado! Mudando de assunto, vi que compartilhamos algumas empresas. Dentre as quais duas me orgulham muito de ser sócio : TBLE e CCRO. Aliás, tudo caiu na bolsa, MENOS a TBLE. A CCRO despencou e estou tentado a comprar mais, mas já tenho ela em bom percentual, e as medidas populistas de nossos governos me preocupa com relação a receita futura da empresa.

      Excluir
    4. A CCR possui um contrato de concessão. Se o governo congelar o preço do pedágio, ele deverá subsidiar esse benefício. Ou seja, é a população inteira que pagará a conta ou estaremos a um passo de uma expropriação. Não creio nesse cenário, por isso acho que nosso governo, apesar das intervenções, está muito longe de ser populista.

      Curta o facebook de El Rei!

      https://www.facebook.com/pages/Investidor-Troll-El-Rei/560689393982823

      Excluir