domingo, 24 de agosto de 2014

Desilusão

Estou desiludido...

Desiludido com a política, que se mostra cada vez um meio procurado por pessoas sem índole, em busca do rápido e fácil enriquecimento ilícito;

Desiludido com as perspectivas de investimento, já que as empresas no Brasil se forem competentes logo são exploradas em taxação de impostos, obrigações descabidas trabalhistas, etc, etc, etc...

Desiludido com ações pela situação supracitada, desiludido com os FIIs pelo atual cenário econômico desfavorável, pelas taxações, pelas sacanagens de cotação, pela falta de fiscalização da CVM...

Desiludido com as pessoas no dia-a-dia... falsidades no trabalho, falta de cortesia no trânsito, nas ruas... Impessoalidade no trato com terceiros, desprezo pelo bem alheio.

Desiludido com a blogosfera de finanças que era para ser um ambiente positivo de trocas e que está infestada de gente a toa que gosta de encher a paciência, de criticar por criticar, de xingar, de provocar... Em nada contribuindo.

Decidi que vou dar um tempo. Não tenho prazo. Vou me desfazer de parte dos investimentos em RV, jogar para RF, torcer para que as candidatas não ganhem, por serem farinha do mesmo saco, sendo que uma veste-se de verde por fora, mas é vermelhinho por dentro, tal qual melancia. RV agora somente para jogadas esporádicas, até que o futuro pareça mais certo para o país. RV de hoje é especulação e quase nada de fundamento.

Um adeus, ou até breve, sabe-se lá.

24 comentários:

  1. Caramba Guardião.

    Você não é o primeiro blogueiro a fazer isto, tem o BBB, acho que o Poney fez isto e agora você.

    Fico preocupado, pois como a maioria aqui tenho economias de uma vida separados entre TD, FII, ações, LCI e LCA.

    Penso se estou fazendo certo, afinal, tem muita gente boa jogando a toalha.

    Sigo aportando, mas preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz sim, mas tomei a decisão pela minha cabeça.
      E cada um tem que fazer esta avaliação.
      Se deixar levar por opnião alheia é a pior coisa.
      Por exemplo, este post do Guardião reflete o que ele pensa no momento, mas de forma alguma deve servir de inspiração para que outros decidam fazer a mesma coisa.

      Excluir
  2. Olá, Guardião.
    Precisamos ter um pouco de temperança.
    A desilusão pode ser um instrumento importante para mudanças, e falo aqui de mudanças de caráter nitidamente pessoal, o que acaba mudando o mundo, pois se você é uma gota no oceano, o que não é o oceano senão um monte de gotas?
    Por fim, em finanças é sempre bom tomarmos decisões sem nos levarmos tanto pelo estado de espírito. A bolsa ainda possui fundamentos, pode sofrer, podemos ter governos ruins, mas a roda sempre vai continuar girando.
    Falo isso com tranquilidade, pois cada vez mais vejo que me expor a ações no meu atual momento não possui tanto sentido.
    Você é jovem, e deveria estar contente que estamos passando por um mercado assim e poder comprar ativos pagando dividendos de dois dígitos (seja FII, RF e até mesmo alguns dividendos de empresas). Uma boa época para se acumular patrimônio.
    Porém, às vezes precisamos de um tempo para refletir mesmo.
    Mas não suma, apareça de vez em quando.
    Quero saber o que achou do livro "É isto um home?".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Vou continuar com a minha carteira, porque acho que a RF também tem muitos riscos, sendo o principal a inflação.

    Os FII e ações são ativos então desde os produtos continuem a ser vendidos e as lajes alugadas eles continuarão a reajustar os proventos pela inflação. Estes ativos são um Hedge parcial contra inflação.

    Os títulos mais arriscados do tesouro são os prefixados, porque se os juros ou a inflação subir eles perdem muito valor, foi o que aconteceu no passado nos governos Sarney e Collor, mesmo nos pós-fixados também pode haver perda real de poder de compra caso a inflação supere a (Selic - Impostos).

    Um dos critérios para minha escolha de ações da carteira foi incluir ações acíclicas, ou seja, indiferentes as marés econômicas, acredito que o desempenho desse grupo será muito melhor que o dos títulos no longo prazo.

    Por fim, se fosse certo que a Presidanta se reelegeria seria só comprar Putz da Petrobras e ficar rico, muito pelo contrário, vejo que a cada dia as chances dela ganhar estão menores, apesar das pesquisas chapa-branca do Ibope.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * Segundo parágrafo, leia-se: "Os FII e ações são ativos reais..."

      Excluir
  4. "RV de hoje" é e sempre será especulação, Guardião. Vivêssemos num completo oposto à descrição do seu texto e ainda assim o movimento da RV continuaria sendo randômico no curto prazo.

    Fora este senão, preciso te dizer que respeito sua decisão, até porque ela pode ser a ideal em alguns dos cenários possíveis para o final do ano/começo de 2015.

    Dito isso, torço para que repense sua decisão e continue aqui com a gente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. É de pessoas desiludidas que o Status Quo gosta mais. Reaja S. Guarda, o Brasil precisa de nós!!!
    O que vai liquidar na RV? é uma decisão forte, mas pelo menos vai liquidar em um momento de euforia, melhor que liquidar em fundo de mercado, rs. Pretendo aportar em qual modalidade de RF?
    abraço e bom sabático!

    ResponderExcluir
  6. Olá Guardião,

    Vida de pequeno investidor não é fácil mesmo.
    Entendo sua decisão e agora acho que você também me entende melhor.
    No meu post "Como eu me sinto...", embora não tenha citado os motivos que você cita agora, concordo com todos eles e acho que você fez uma boa reflexão sobre o momento que vive.
    Também acho acertado que você mantenha o patrimônio em RF e de vez em quando faça algum trade para devagar e sempre ir aumentando o patrimônio.

    Continue na blogosfera...precisamos de você por aqui.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  7. Guardião,

    Não faça isso meu amigo! Também estou de saco cheio com o HUEzil, contudo, não podemos desistir de nossa jornada. Eu sonho com o dia em que terei um milhão de reais em ações e poderei compartilhar essa felicidade com todos vocês.

    Pense que se a presidanta for reeleita, teremos boas oportunidades na Bolsa para ganhar dinheiro, seja com trades, seja com o bom e velho B&H. Eu sei que às vezes dá vontade de chutar o balde, mas devemos respirar fundo e seguir em frente.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Guardião,

    Não venda nada. No máximo dê um tempo.
    Este sentimento, emoção sua é passageira. E tenho certeza que vc está com uma visão exagerada.Está muito extremático.

    Abs!

    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo Guardião

    Não desista;

    Motivação;

    Diversificacao;

    Longo prazo;

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nobilíssimo Guardião,

    Comecei a escrever aqui, mas percebi que sua situação é a mesma de outras tantas pessoas. Resolvi fazer um post resposta:

    http://investidortroll.blogspot.com.br/2014/08/conselhos-ao-guardiao-do-mobral.html

    ResponderExcluir
  11. Guardião, qualquer decisão tomada no calor da emoção tem uma chance enorme de não ser a melhor.
    Pense bem, reavalie seus objetivos e se for o caso realmente vá para um porto seguro até se sentir mais à vontade.
    Com relação à blogosfera eu tenho o mesmo sentimento, mas uso isso aqui como uma forma de aprender a me relacionar com as pessoas do mundo real. Por outro lado existem pessoas que realmente estão querendo contribuir e aprender com os outros, o que considero mais importante, pois quando muitos querem aprender, muitos aprendem juntos.

    Isso é um trabalho colaborativo para a construção de algo único e você é peça fundamental deste trabalho.

    Repense seus valores e decisões e evite que as emoções o influenciem, seja nos investimentos, na blogosfera ou na vida pessoal.

    Seja feliz

    ResponderExcluir
  12. Meu caro, acho que vc se dedica demais. Vou falar por mim. Estipulei que meu patrimônio será equilibrado na trinca: 50% em RF, 25% em FII e 25% em ações. Depois, montei uma carteira teórica de FII e outra de Ações. Decidi jamais girar a carteira de RV e pronto, nem esquento a cabeça. No final do mês levanto o que tenho de dinheiro novo e tento equilibrar o tripé acima.

    ResponderExcluir
  13. Olá Guardião,
    Às vezes tenho a impressão de você está muito vidrado em notícias sobre política e economia. Já vi você falando sobre vender ativos por causa daquela época da questão sobre a Crimeia e hoje o pessoal nem lembra mais disso.
    Você nunca encontrará um ambiente calmo para investir. Sempre haverão notícias circulando, sendo que a maioria esmagadora delas não serão lembradas 6 meses depois.
    O que acho estranho é que, mesmo "desiludido", você manteve uma parte de suas ações. Qual seria o motivo? E mesmo desiludido, fala em manter na renda fixa. Se todo este pessimismo que você descreve em sua postagem se projetar na renda variável, é improvável que a renda fixa passe incólume.
    A impressão que tenho mesmo é que, por causa das recentes subidas na bolsa, você quer tentar fazer um "trade de política", pois está acreditando piamente que se Dilma ou Marina ganhar, a bolsa vai despencar e você vai recomprar mais barato. Você não está vendo fundamento algum nas subidas recentes e quer comprar mais barato depois das eleições. Se minha impressão estiver correta, o maior problema disso é assumir o comportamento de querer compreender o mercado, e pior, tentar ser mais esperto que ele, o que pode acabar sendo um caminho que tende a fazer o investidor mais perder do que ganhar.
    Lembrando que esta é apenas minha impressão. Você tem todo o direito de estar desiludido com o que for.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Seu Zé, dê um tempo se quiser pra descansar, você merece, mas não desiste de tudo não. Especulação eleitoral vai passar, o país fica, as empresas ficam, e a economia tem que continuar girando, bem ou mal. Melhor investir em empresas do que ficar alimentando o governo com renda fixa...embora só um pouco não seja ruim...

    ResponderExcluir
  15. Daí amigo Guardião, já se desfez dos ativos da RV?

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Deixa disso Guardião, motivação, seja forte amigo!

    Não se deixe abalar, seus objetivos devem ser plantados em seu subconsciente e serão realidade.

    Leia: MOTIVAÇÃO
    Prof. Gretz

    Lair Ribeiro também possui excelentes obras motivacionais.

    O Poder do Subconsciente
    Joseph Murphy

    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Caramba, amigo Guardião... porra! Vai abandonar a blogosfera por causa de uma recaída?

    Já se esqueceu dos nossos diálogos? Eu quebrei duas vezes antes de entender que RV não é casino. Aqui não se faz apostas. Isso aqui é investimento de longo prazo, acompanhado muito de perto. Mude sua estratégia, abandone os trades e invista mais passivamente.

    Você é um amigo que fiz nessa blogosfera, utiliza o meu nome até hoje por gratidão e agora te peço para seguir em frente como disse os amigos aí de cima. Descanse, levante a cabeça e prossiga!

    Estarei sempre por perto, quero ver o seu crescimento e a sua tão sonhada IF.

    Um abraço do amigo Mobral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poh, até o Zé Mobral original apareceu aqui para te dar uma moral em Guardião. Veja bem o que ele escreveu e pense nisso. Este cara é uma lenda.

      Zé Mobral, bom te ver por aqui. A Blogosfera adoraria saber como você está. Mande notícias suas.

      Abraços

      Excluir
    2. Zé Mobral!

      Você foi um dos meus inspiradores rapaz. Faço coro ao EI. Conte-nos as novidades e não suma de novo. Eu tomei a iniciativa de fazer uma campanha pelo retorno do Guardião. Passem no meu blog e vejam lá.

      Abraços.

      Excluir
  18. O Mobral falou e disse!
    Valeu amigo Mobral, providencial como sempre.
    Abraço do Bagual.

    ResponderExcluir
  19. Guardião,

    Tomei a liberdade de fazer uma campanha na blogosfera pelo seu retorno. Espero que isso ajude-o a sensibilizar-se conosco.

    Abraços!

    ResponderExcluir