sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Desempenho do Fundo Cambial (Dolar)

No dia 04 de agosto fiz aplicação de dinheiro em um fundo cambial.

A taxa de administração do fundo é de 0,85% e não há taxa de performance ou outra.

Como havia dito tal aplicação foi feita pelo fato de não ser muito confiante nesta atual cotação do dolar, ou melhor, acho que esta cotação atual é artificialmente mantida mais baixa do que parece. Como fiquei confuso em como investir na moeda norte-americana, resolvi ir por este caminho do fundo cambial.

É uma experiência, e essa história de moeda estrangeira carrega grande volatilidade, portanto é bom a pessoa não se assustar...

Peguei um gráfico comparativo do dia 04 ao dia 13 de agosto. Veja, é óbvio que não é NADA representativo, mas demonstra a volatilidade desta aplicação. Abaixo o fundo em azul é comparado ao CDI do mesmo período.

Neste período, como podem ver, o CDI rendeu 0,29% e o Fundo Cambial 0,99%. NO ENTANTO, gostaria de dizer que esse gráfico é muito, mas muito errático ao longo do tempo. Fosse aplicado não no dia 04, mas no dia 05/08 o fundo para mim estaria tendo perda! (claro que o período de tempo para análise desta importância é ínfimo....).

Esse gráfico é mais uma brincadeira, uma curiosidade, para entrar na questão principal : Alguém da blogosfera aplica, de alguma forma, no dolar? Qual aplicação? Como é sua tática?

Gostaria de ter esse assunto mais elucidado, pois sinto-me (e sou) um completo leigo no assunto!

Abraços.

21 comentários:

  1. Olá Guardião, tenho uma logica de investimentos, e, dentro da minha logica, o dólar vai subir, porém ele e um ativo de difícil previsão pois não é possível calcula-lo com base na quantidade que entra e que sai de dólares.
    A sua estrategia e a mais segura a minha e um pouco mais arriscada.

    ResponderExcluir
  2. Aplico em Ouro, que é indexado em dólar. Como acredito que os 2 estão em baixa, imagino ter um boom de uns 50% dentro de um prazo de 2 anos (Somando dólar + ouro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplicando em ouro de que forma anonimo1? Ass Anonimo2

      Excluir
    2. Anônimo 1 a pergunta feita pelo anônimo 2 é a mesma que eu faço!

      Excluir
  3. Eu estou comprando nas casas de cambio mesmo, comecei por acaso comprando de um amigo que tinha voltado de uma viagem e não queria ir até a casa de cambio p/ trocar, mas é pouca coisa até agora juntei uns 500 dolares, e nem tenho estratégia mas vai ser algo como um buy and hold... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi Zé. Em valores não vultuosos acho interessante. Imagine que em alguns anos você faça uma viagem internacional já teria uma reserva independente da cotação do momento da referida viagem. Abraços.

      Excluir
  4. Gráficos são bacanas, eu adoro, mas estou cada vez mais convencido de que devemos olhar para eles no máximo uma vez por mês, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a parte inicial grátis de um relatório da Empiricus chamado O fim do Brasil (nome polêmico...) que recomenda exatamente isso, fundo cambial como parte essencial de uma carteira, dado que o BC uma hora não vai mais conseguir segurar a cotação do dólar...
      Difícil prever alguma coisa, mas o argumento parece fazer sentido...

      Excluir
    2. Isso aí Uo.

      Este gráfico foi mais uma brincadeira que algo de importância maior visto que o tempo de aplicação é efêmera e a volatilidade imensa.

      Excluir
  5. Prezados, infelizmente bloquearei comentários de anônimos.

    Estamos aqui todos em aprendizado, compartilhando conceitos e experiências.

    Mas estúpidas pessoas não contribuem, apenas sugam e ainda se acham no direito de bagunçar o espaço e faltar com o respeito.

    Desculpa àqueles que são atingidos por esta medida tomada contra os poucos a toa que fazem a referida bagunça. Mas era isso ou parar de postar.

    ResponderExcluir
  6. Tudo isso é preocupante... vivemos em um pais de praticamente 200 milhões de hab. E temos uma blogosfera restrita em número de pessoas que gostam de financas e possuidoras de blogs e que publicam. Alem disso ausência de mulheres na blogosfera.
    Somado a isso, muitos anonimos enchendo o saco.

    "Eta povo besta meu Deus! "( Carlos Drumond de Andrade).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Inicialmente eu tinha banido os anônimos, contudo, pensei melhor e deixei eles, optando por moderar todos os comentários desde então. Existem anônimos bacanas, não acho legal tirarmos eles das discussões.

      Abraços.

      Excluir
    2. Fala I.L.

      Não tenho disposição de moderar comentários. Por isso acho que seria mais difícil essa sua opção.

      Lamento, mas cansei ...

      Excluir
    3. Bom, você que sabe. Moderar os comentários não dá tanto trabalho assim.

      Abraços.

      Excluir
  7. Caros GdM e IZN

    Também andei procurando esta opção de investimento e como InvestidorZN mencionou, há a opção de se comprar espécie em casas de câmbio (mas não sei se já ocorre a incidência de 6% no ato da compra) porém a questão segurança é um item a ser observado e pensado.

    Outra opção que a CCâmbio oferece, é uma espécie de Cartão de Débito (em dollar, libra ou euro), onde a 1ª carga e recargas são feitas em US$ porém ocorre a incidência de IOF de 6%.

    Boa opção para viajar e achei interessante (ate um certo ponto) para investimentos, mas não sei detalhes sobre essa troca do montante por espécie ou como isso é feito para nos que queremos investir.

    Sabendo de mais detalhes informo.

    Abs

    AgroInvestidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agro Investidor :

      Sim, sabendo melhor sobre este tópico, por favor no informe!

      Excluir
  8. Bom de comprar dolares (ou fundos cambiais) é evitar oscilações fortes por besteiras no país...
    Mas não sei se a tendência é de muita alta... só se o governo afrouxar mto.
    To pensando em comprar alguns dolares por mês, mas com o objetivo de viagem mesmo hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VBI

      Também queria comprar doletas para uma certa proteção e para servir de base para uma futura viagem a passeio no exterior.

      De qualquer forma, reservar um dinheirinho para essa compra não deixa de ser uma boa forma de planejar uma viagem sem que esta pese tanto no orçamento.

      Excluir
  9. Embora eu também invista em fundo cambial, conversando com um amigo ele me sugeriu aplicar em mini-índice, pois o IR seria menor no curto e médio prazo (sempre 15%).
    Qual fundo cambial vc investe? Achei a sua tx de adm. boa.

    Quanto ao ouro que o comentarista acima falou, só conheço um fundo multimercado do Itau que se chama "Estratégia Ouro", para quem não puder aplicar na BMF.
    Letícia

    ResponderExcluir