segunda-feira, 9 de junho de 2014

Yield da Carteira de FIIs - junho 2014

Fala pessoal.

Adequando-me ao que pensa a maioria, vou parar de divulgar aportes mensais.

Concentrarei minhas postagens na rentabilidade e no preço médio dos ativos.

Vou divulgar que comprei o ativo A ou B, mas sem dar quanto do ativo foi comprado.

Bem, dito isso, segue a primeira atualização do Yield mensal de FIIs, na tabela abaixo :


No mês passado o Yield dos FIIs atingiu a marca de 0,885% e nesse mês rompi (e bem!) a barreira dos 0,9% possuindo apenas um FII de risco, que é o meu famigerado CEOC.

Claro que os FIIs de papel contribuiram muito para tal, assim como o HGLG que tem distribuído rendimentos de uma venda de imóvel, mas ainda assim, sabendo desses "não recorrentes" ainda fico feliz!

0,926% alcançado significa algo como 108% do CDI, nada mal, nada mal... especialmente se lembrarmos que a carteira ainda é muito jovem, apenas com um FII de risco e não se esquecendo que os FIIs possuem seus yields livres do imposto de renda.

Grande abraço para todos.

28 comentários:

  1. Meu caro uma pergunta rápida.

    Esse mês comprei 5K de MXRF11, por indicação de sua composição, acha uma boa compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI depende do valor pago. Em FIIs de papel comprar abaixo do VP é fundamental.

      Sobre o fundo, com características semelhantes, prefiro XPGA, mas fundo de papel é sempre uma opção válida para geração de fluxo de caixa.

      Abraços.

      Excluir
  2. Excelente rendimento!

    Só "não curti" a decisão de não nos informar o aporte mensal. Sei que é por causa de segurança, o que é uma pena para todos nós que acompanhamos a carteira mensalmente.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Doutor, nem é por segurança.

      Acho uma bobagem esses receios, mas vou me enquadrar no que a maioria da blogosfera crê como o correto (vide os comentários no meu post anterior).

      Sobre o rendimento foi mesmo muito bom.

      Excluir
  3. Guardião,

    Pra mim, tanto faz vc demonstrar ou não os valores.
    Estou é sempre de olho no rendimento dos seus yields de FIIs.
    Cada dia melhores hein!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela evoluçao Guardião! Sobre sua decisão, acho que você não deveria ir pela maioria não. Se você se sente bem divulgando valores, continue assim!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para certas coisas é bom estar em linha com a maioria, até para usarmos nossas carteiras como comparativas umas com as outras.

      Excluir
    2. Ridícula esta sua atitude de não divulgar.
      Você não tem motivo para não fazê-lo, só está de mi-mi-mi pelo que outros decidiram.

      Excluir
    3. Anônimo, crie seu blog e divulgue seus resultados!

      Excluir
  5. Sua carteira de FIIs reflete muito bem a primeira parte da conhecida máxima do WB: "seja corajoso quando os outros estão temerosos, e seja temeroso quando os outros estão corajosos"

    Quando o mercado fugia dos FIIs, você foi um dos poucos que, a Barsi Filho, 'comprou de pá'. Agora colhe os frutos disso num rendimento mensal fantástico. Parabéns, Guardião!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, realmente eu tirei dinheiro até do colchão de segurança para comprar FIIs em janeiro e fevereiro. Especialmente em fevereiro só fiz excelentes aquisições.

      Excluir
  6. Sua carteira está bastante interessante e o yield está ótimo.

    Embora esteja bastante disseminado no mercado, não sou muito fã de fii's de papeis. Na minha visão, o risco de mercado (das oscilações das cotas dos fundos) não compensa o retorno deste tipo de fundo. Meu foco é geração de renda dos alugueis dos imóveis dos fundos. Neste sentido, BRCR11, HGRE11, BBPO11, RNGO11, XTED11, RDES11, XPCM11, FLMA11 são boas opções de diversificação. Gosto bastante também das carteiras dos fundos de fundos BPFF11 e BCFF11B.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR, boa parte das pessoas prefere os FIIs de tijolos.

      Engraçado que temos uma visão destoante num aspecto :

      Eu acho os FIIs de papel interessantes, mas chamando a atenção para algo que a meu ver é fundamental : devem ser comprados próximos ou abaixo do VP. Quando contemplada essa premissa são ótimos geradores de fluxo de caixa.

      Por outro lado, não gosto de FII de FII, e minha participação neles é desprezível, e nem sei porque cargas d´água eu os comprei. Também aqui o VP é importante, mas hoje em dia olho para eles de uma forma semelhante a que olho para os fundos de ações que os bancos oferecem... Oras, não é melhor investir nas ações, sem ter que pagar taxas aos bancos?

      Excluir
  7. Sem divulgar valores ficar até mais profissional o espaço, não achas? Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, sinceramente ainda tenho que me acostumar. Obrigado.

      Como foi seu yield? Preciso aproveitar a alta para realizar um lucrinho com BBAS agora...

      Excluir
    2. Este mês bateu em 1.12, mas deve diminuir bem nos próximos meses, em função do IGPM negativo.

      Eu vendi BBAS em 25.25 uns dois meses atrás, se eu fosse você ia subindo os stops, vai que ela chega de novo em 28 né?! Tenho ainda BBAS mas não vendo não, já vendi o suficiente, agora é aguardar novas quedas, mas isto deve ocorrer só depois das eleições.

      Excluir
    3. Perfeito Uó, 1,12 é muito bom.

      Está ainda exposto a grande quantidade de papel não é? Por isso esse Yield mensal elevado. A vantagem de aumentar o tijolo é que com os reajustes de aluguel seu Yield vai subindo indefinidamente (desde que não haja vacância, claro), e os que comprar nas crises ainda valorizarão as cotas!

      BBAS vendi uma parte ontem a 26,xx, nada mal... Lucro de quase 25% com apenas 3 meses do papel. Uma parte está guardada para quando chegar a 28,xx. Com a provável reeleição da presidanta (apesar das pesquisas estarem otimistas quanto à saída dela) o papel deve cair de novo, já que esta subida é meramente por especulação.

      Excluir
    4. foi bom, agora que fiquei livre do VLOL diminuí um pouco o risco, ano que vem vou ver o que faço com CEOC e THRA. Pretendo aportar em tijolos, mas não estou vendo oportunidades neste momento, vou guardar dinheiro na renda fixa para o próximo ciclo de queda do IFIX.

      Boa venda, siga na sua estratégia, mas nunca venda tudo, rs.

      Excluir
  8. Olá Guardião! O que acha do BPFF11 e o GVFF11? Para compra imediata de 6K? Pensando no cenário atual o que você colocaria na cesta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GVFF11 não gosto... Péssima liquidez, o que já deixa a análise do FII na marca do pênalty.

      BPFF11 é um FII de papel que tenho em quantidade muito pequena e nem sei porque o comprei. Bem, ele estava abaixo do VP, o que por si já é um dado interessante para a aquisição, mas há de se levar em conta que possui em seu portfólio FIIs de maior risco, alguns com RMG cuja renda real não deve atingir o valor pago hoje pela renda mínima.

      Eu particularmente me desencantei de FII de FIIs e não tenho mais os analisado. Mas, desde que você pese o valor de compra versus o VP e esteja ciente do portfólio que compõe a carteira do referido FII é algo a se pensar!

      Excluir
  9. Alguem tem noticias do Mobral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mobral é um mané. Abandonou a comunidade de finanças e nem visita nada aqui. Deve ter perdido tudo com aquela família 171 da índia

      Excluir
  10. Porra Mobral, volta a blogosfera com outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mobral deu uma sumida mesmo.

      Uma alternativa seria essa mesma : ele voltar sem nunca se identificar!

      Seria apenas um novo e excelente blogueiro! Fica o pedido, por mim reforçado!

      Excluir
  11. Ola Guardião, me adiciona aí! RKinvestimentos. Abraço! Bagual

    ResponderExcluir
  12. Guardião, o BAGUAL voltou e mudou. Seja benvindo! Abraco!

    ResponderExcluir