domingo, 16 de março de 2014

Atualizando a carteira de ativos

Nesta atualização exponho a carteira de ativos.

Ciente que tenho muito ainda a caminhar, tanto no que tange a acumulação de ativos, quanto na diversificação da carteira, coloco aqui a atual distribuição.

Atualmente possuo um percentual um pouco maior de FIIs do que de ações :

Quanto às ações, como já disse em outros momentos, sinto-me pouco confortável na aquisição de algumas empresas tão cantadas na blogosfera, como é o caso da Grendene, Hering e Natura. Não que não venha a tê-las, mas ainda não me sinto muito a vontade para a compra dessas empresas, especialmente da Hering.

Assim, sigo concentrado em setores e com menos do que o meu target de 10 ações.

Abaixo coloco os setores e os ativos propriamente dito.


Quanto aos FIIs já estou menos desconfortável do que estive no passado.

Era (e ainda sou) concentrado em escritórios, ativos hoje que tendo a não comprar por crer ser a fatia mais frágil desse mercado.

Como não vendi, minha redução percentual é mais lenta.

Críticas de alguns ao grande percentual de NSLU, mas me sinto bem confortável com esse FII.

Também decidi há algum tempo não comprar mais RMG, a não ser que a renda real já esteja batendo a renda mínima, como no caso do SDIL.

O CEOC é que atualmente me deixa preocupado... Sorte que a RMG vai até 2015 e dá tempo de pensar.


Abraços, bom domingo a todos!

36 comentários:

  1. Sua carteira de FIIs está legal, acho que está na hora de trabalhar sua carteira de ações. Depois separe o que é cíclico do que é não cíclico. Segundo meus estudos deveremos investir neste ano apenas no que é não cíclico. A não ser que o que é cíclico esteja já no seu nadir como vc diz, talvez vale à pena você colocar o pezinho, ou o dedinho na água fria para sentir a temperatura, assim que eu faço, talvez vale um aportezinho no fracionário na GRND3, NATU3 e HGTX3, no mais é ir aportando devagarinho nas não cíclicas.

    No meu caso estou mesmo decidido a não aportar mais em FIIs neste ano, a não ser que surja novamente alguma renda real pagando mais de 1% ao mês. Fiquei exigente demais em relação aos FIIs, não aceito 0,99 ao mês, para mim tem que ser 1,01% ou mais. Mesmo porque quero equilibrar minha carteira da seguinte forma:

    25% RV
    25% Ações Crescimento
    25% Ações Dividendos
    25% FIIs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas empresas estão redondinhas e lucrativas. Não entendi o receio. Pode divulgar seus estudos?

      Excluir
    2. Receio do setor cíclico para os próximos meses, não das empresas, eu já estou posicionado nas 3, mas para o Guardião que está com receio vale ir começando devagar.

      Excluir
    3. Valeu pela opinião Uo. Na Hering não tenho interesse e nas outras duas penso em esperar mails alguns meses. Fato é que devo parar de comprar bbas e ccro pois exagerei nos últimos meses.

      Excluir
    4. Troll já que são redondas por que você não as tem em carteira?

      Excluir
    5. Por que não tenho todo o dinheiro do mundo e não gosto de manter posições ridículas de 100 ações.

      Uó, se o seu receio é para alguns meses, mas você acha que no longo prazo o setor é bom, isso é apenas corrobora o fato de continuar comprando.

      Excluir
    6. O conceito de empresa ciclica esta distorcido. Os ciclos não são tão curtos como "meses"

      Excluir
    7. Interessante, poderia nos fornecer o conceito clássico pois é algo que também tenho minhas duvidas! Obrigado

      Excluir
    8. Posso comprar mais não Troll, o setor de consumo cíclico da carteira já está em 19% sendo que o limite é 15%. Posições ridículas de 100 ações? Que bobeira troll, você é megalomaníaco até na hora de aportar? Até o bastter que você adora tanto só compra no fracionário, rs.

      Excluir
    9. Pois é, tenho esse toc aí. Entendi que você não pode comprar por uma questão de alocação. Mas isso não impede o GDM de ser sócio das empresas.

      Excluir
    10. O que me impede é o desconforto!

      O preço da Grendene e da Natura ainda cairão mais! Veja os gráficos de tendencia para curto, médio e longo prazo. Em vez de comprar 100 vou comprar 150!

      Excluir
  2. GDM, boa carteira, mas cabe sem medo nesta carteira ABEV3. E fii de agencia bancaria BBPO11 e AGCX. BAGUAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual a ambev é uma empresa queconsidero sim. Quanto a fii de banco só considero o agcx e mesmo assim se inferior a 900, 00

      Excluir
  3. Cara, vc ainda tá montando sua carteira de ações... tem muuuuita empresa boa por aí como Ambev lembrado pelo Bagual, Cielo, a própria Grendene que sou Fã... Eter..CRUZ...etc...
    Aproveita a oportunidade de baixa...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho curiosidade de ver como grendene vai se comportar nos próximos 9 meses. Aí é que ela vai me provar se aguenta o tranco mesmo

      Excluir
  4. Guardião, também estou com sete ações em minha carteira.

    Vá comprando aos poucos, sem solavancos. As três empresas que estão em seu radar são bem administradas, com destaque para a GRND.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. GDM, também tenho alguns ativos em minha carteira de FIIs que não me agradam muito (VLOL, TBOFF, CEOC). Acredito que eu me equivoquei na aquisição deles e ainda sofri com a queda do valor das cotas. Estou sem saber muito o que fazer: se vendo para distribuir nos outros ativos ou se seguro para não perder com a desvalorização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo escritório com RMG, a maior bobagem que podemos fazer! Hoje estou certo disso... Bem CEOC tem um longo caminho ainda, vamos esperar.

      Excluir
    2. Por quê? Aliás, cadê sua tabela com os P/VP dos FIIs? Republique-a!

      Excluir
  6. GDM, se continuar assim, creio que vai acontecer com a grendene o que acontece com o nosso bbas3, ccr, entre outras boas empresas, vai cair e eu compro mais. Agcx comprei por 903. Em 900 reais o P/VP corresponde a 0, 84 e DY de 8, 28%. Como a tendencia do yeld é aumentar com novas agencias, vejo ser uma boa aquisicao. Abc. BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo em gênero, numero e grau com esta declaração BAGUAL (o original?)

      Excluir
    2. Sim sou o original. Parece que o idiota deixou de encher o saco hoje. Abraco. BAGUAL.

      Excluir
    3. Valeu Bagual. Não se esqueça de criar seu blog, tchê!

      Excluir
    4. Anônimo reclamando nick é dose... Kkkkk

      Excluir
  7. vc num vai mais cumprar assões naum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo do idioma estranho! Sim, comprarei mas não agora! Mercado tem tendencia de baixa para o curto e medio prazos, portanto vou sem pressa alguma, pois vários ativos estarão mais baratos permitindo a compra de um lote + um pouco, ao invés de apenas um lote agora!

      Excluir
  8. GdM vc podia sugerir pro troll ao inveiz de só zuar os outros que comentasse o pôste publicado, caso contrário seria deletado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, creio que o Troll tem bastante conteúdo para nos brindar na net. Infelizmente ele perde tempo trollando demais, talvez para justificar o nick, mas quando fala sério ele o faz com propriedade.

      Excluir
  9. Guardião, eu preciso de um favor seu:
    Recebi meu primeiro aluguel de CEOC11B agora e ele veio com desconto de IR.
    Você pode confirmar no seu HB se veio descontado para você também?
    Eu tô achando que o desconto que eu sofri foi cagada da minha corretora.
    Creio ser impossível haver menos de 50 cotistas comprados nesse FII agora e mais impossível ainda as minhas parcas 79 cotas representar mais de 10% do Fundo.

    Muito obrigado pela ajuda, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domênico, o CEOC só vai pagar amanhã!!
      No meu HB não há nada ainda!

      Excluir
    2. Guardião, felizmente a minha corretora consertou a cagada dela sozinha. Já está livre de impostos, ufa! Não vou precisar brigar com ninguém por 10 contos. hehehe (mas brigaria).

      Na minha aqui, mesmo pagando amanhã, já está a previsão na página dela.

      Obrigado pela ajuda, abraços.

      Excluir
  10. Nobre Guardião, se por algum motivo Vossa Senhoria tem receio do setor de consumo, creio haver pelo menos uma opção: Ambev!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Essa é uma empresa que me agrada. Podemos beber em comemoração caso o governo saia ou beber para afogar as mágoas caso seja reeleito.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir