segunda-feira, 22 de junho de 2015

Colchão de Segurança - onde guardar? Tem que ser poupança?

Olá colegas da blogosfera.

Este é um tema que há muito me intriga... Por que alguns colegas insistem em dizer de forma enfática que colchão de segurança tem que ser na poupança.

Bem, primeiro que o conceito de colchão de segurança é algo muito relativo. Seria aquele dinheiro de imediatíssima liquidez e numa quantidade que suprisse algo inesperado. Assim, alguns advogam o que se consome em três meses, outros em um semestre. Eu, particularmente, prefiro achar que depende muito dos supérfluos que a pessoa tem no gasto do dia a dia, que poderiam ser cortados numa emergencia, e então possibilitaria que um colchao de 2 meses seria suficiente. Já naqueles que vivem no fio da navalha, 6 meses seria mais pertinente.

No mercado, quanto maior a segurança e ou a liquidez, menor a rentabilidade. Isso é claro e todos sabemos. Assim, vamos combinar que existem talvez não mais que quatro modalidades de colchão de segurança (quem achar que há outras opções por favor defenda seu ponto de vista) :

1) Poupança;
2) CDB com liquidez diária;
3) Tesouro Direto;
4) Colchão de sua cama.



Antes de discorrer sobre eles de forma bem breve e cada um se posicionar, vamos combinar que ninguém anda com 50K na carteira para pagar as emergências. Existe há algum tempo no mundo um negócio chamado cheque, outro chamado cartão de crédito e outro ainda "cheque especial". Tá certo que este último, devido aos enormes juros cobrados é loucura se usar, mas numa emergencia...

Bem, poupança é colocado na cabeça de todos os brasileiros como o investimento seguro. Fato que vem perdendo da inflação e a segurança advém do FGC.

Mesma garantia com que conta o CDB de liquidez diária. Este último, aliás, pode-se conseguir taxas interessantes sobre o CDI em bancos de boa expressão, rende mais, mesmo descontando-se o IR quando comparado à poupança, batendo também a inflação. Eu mesmo consegui meu colchão de segurança pagando 101% do CDI em um banco top, e é assim que manejo meu colchão.

TD : Nesta modalidade, como conceito de segurança onde o dinheiro pode ser necessitado sem aviso prévio, creio que só se enquadre a LFT (tesouro selic). Também paga imposto, mas também vence a poupança mesmo com este e outros descontos. Antes de liquidez mais limitada, agora de liquidez diária.

Colchão lá de casa : o mais imediato em liquidez, mas de rentabilidade nula, corroída pela inflação e de risco de ser roubado por qualquer ladrão pé de chinelo. Mesma analogia para o dinheiro parado na conta corrente (menos o do ladrão pé de chinelo).

Assim, frente ao exposto, quero muito entender porque "Colchão de Segurança tem que ser poupança"???

Afinal não somos investidores e queremos nosso dinheiro rendendo? Mesmo o do colchão???

Abraços!!

37 comentários:

  1. Guardião,

    O que as pessoas não entendem é que reserva de emergência não tem que ter rentabilidade. Ela tem que ser segura e ter liquidez imediata. E qual é o único "investimento" que reúne essas características?

    A poupança.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL

      Realmente não entendo!!! Não posso desejar que minimamente vença a inflação??? E, frente ao exposto, por que não posso usar o CDB ou a LFT???

      Excluir
    2. Guardião,

      Porque o CDB e a LFT não tem liquidez imediata igual a poupança. Eu consigo sacar esses investimentos em um domingo de madrugada, por exemplo?

      Abraços.

      Excluir
    3. Você não tem cheque ou cartão de credito? Qual o limite de seu caixa eletronico para saque às 02:00 da madruga?

      Excluir
    4. IL

      Veja, você é quem sabe. Mas o anônimo acima resumiu o que penso.

      Em qual hipótese você precisaria de dinheiro na madrugada que a poupança o atenderia (o caixa liberaria) e que um cheque ou cartão resolveria???

      Excluir
    5. Anônimo e Guardião,

      Eu não tenho cheque e não gosto de usar cartão de crédito. Em todo o caso, ninguém é obrigado a seguir determinados "dogmas". Cada um sabe o que faz com o próprio dinheiro.

      Pessoalmente, encaro a poupança como reserva de emergência. Essa é a sua função.

      Abraços!

      Excluir
    6. Fiz uma comparação para se compor um colchão de segurança no início de 2013 entre poupança, fundo de investimento CP e CDB :

      http://doutorhonorarios.blogspot.com.br/2013/02/colchao-de-seguranca-cdb-fundos-ou.html

      Excluir
    7. Usou um CDB lixoso de 85%

      Excluir
    8. Por isso concluí que acima de 90% valeria a pena ter um CDB, caso mantida a liquidez diária.

      Excluir
    9. Concordo com a maioria, IL, que situação num domingo de madrugada precisaríamos de uma vultuosa quantia em espécie? Sequestro? Fuga do país?

      Mesmo sendo reserva de emergência merece um tratamento melhor que a famigerada poupança, uma LC ou CDB com liquidez diária tem a mesma função e rende até 40% a mais.

      Sem falar que dinheiro em poupança só serve para desvio de verbas de habitação e fortalecer ainda mais o caixa corrupto do PT, e eu quero mais que ele se lasque, não sustento vagabundo.

      Excluir
    10. OS,

      Liquidez diária é totalmente diferente de liquidez imediata. E a reserva de emergência tem que ter a segunda opção. Precisou do dinheiro para qualquer coisa, ele está na sua mão na hora!

      Abraços.

      Excluir
    11. Pra gasto pequeno visando suprir algo inesperado, grana na conta-corrente mesmo ou até mesmo em espécie guardado resolve o problema, precisou tá na mão.
      Mas colchão mesmo, aquele com meses de reserva, não imagino a necessidade de se usar em madrugada de fds,

      Abraço

      Excluir
  2. Guardião,

    Concordo contigo.

    Tenho uma parte considerável do meu patrimônio, cerca de 15%, aplicado em poupança. Mas no próximo mês já irei aplicar em CDB, só não defini ainda em qual banco vou aplicar.

    Talvez deixe 1 ou 2k na poupança só pra casos mais extremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Aprendiz... É uma boa estratégia, seria como uma diversificação dentro do colchão!!!

      Excluir
  3. Guardião,

    Eu tenho 3 meses de gastos (reserva de emergência) alocada na poupança.Já pensei muito em deixar em LFT tudo. Acho que a principal pergunta é como cada um entende que seja sua reserva de emergência. Acho que a necessidade mais crítica seria algo tipo sequestro-relâmpago de algum familiar ou algo do tipo.
    Mas tem outra modalidade que eu acho que é interessante levar em conta: oportunidades de ouro, que aparecem de relance. Esse mês eu consegui lucrar um dinheiro legal porque uma pessoa tava precisando de dinheiro no mesmo dia, pra vender um celular. Eu comprei e revendi quase no mesmo dia com uma boa margem de lucro. Se não tivesse saldo na conta corrente com certeza utilizaria a poupança pra isso.
    De qualquer forma, é algo a se pensar. Acho que 3 meses de gasto uma quantia beeeeeem razoável e vou manter assim, mas esse assunto nunca terá um consenso. Concordo com os pontos, mas o ponto mais importante da reserva é SAQUE imediado, e não liquidez diária. São 2 coisas completamente diferentes, que podem fazer muita diferença, dependendo da situação. Além do mais, eu fico confortável e tranquilo sabendo que tenho esse dinheiro à disposição imediata.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Poupança tem uma desvantagem importante: Só rende alguma coisa na data de vencimento de 1 mês, se vc coloca grana lá e precisa depois de uns 25 dias por exemplo, perde o rendimento a que teria direito.

    Eu tenho uma grana depositada, mas vou ver quanto eu consigo de taxa num CDB, caso não consiga uma boa taxa vou para o TD-SELIC mesmo.

    Mesmo assim eu gosto de manter a conta poupança, fiz aquela aplicação automática e quando o valor passar do limite que estabeleci, faço a transferência para outras modalidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, guardando na poupança então um montante pequeno frente ao colchão

      Excluir
  5. Deixo minha reserva em CDB, poupança e um pouco em conta corrente.
    Em casa, never!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bagual!

      Guarda no colchão o equivalente a quantos meses??

      Excluir
  6. Guardião,

    Quais são os três melhores FIIs de tijolo da Bolsa para você? E dos setores bancário, educacional e de saúde, todos de tijolo também?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Obrigado pelo retorno. Fiz uma postagem no meu blog sobre a minha futura carteira de FIIs e quero muito ler a sua opinião.

      http://investidorlivr3.blogspot.com.br/2015/06/montando-minha-carteira-de-fiis.html

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá Guardião,
    Eu deixava meu colchão de segurança todo na poupança e recentemente tive que resgatá-lo.
    Agora ao repô-lo, pretendo ter uns 15% na poupança e o restante no Tesouro Selic. Com a liquidez diária do Tesouro Direto ficou muito mais cômodo para utilizá-lo como colchão de segurança.

    "Este é um tema que há muito me intriga... Por que alguns colegas insistem em dizer de forma enfática que colchão de segurança tem que ser na poupança."
    Infelizmente agora temos alguns (poucos) especialistas enfáticos sobre todos os assuntos na blogosfera. Alguns não encaram a blogosfera como um ambiente de discussão, mas sim como um ambiente para impor sua opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      É isso aí! Da próxima vez pode citar meu nome, ok? Você não tem mais idade para ficar mandando indiretinha no blog dos outros.

      Excluir
    2. "Este é um tema que há muito me intriga... Por que alguns colegas insistem em dizer de forma enfática que colchão de segurança tem que ser na poupança."

      O Bastter tem um vídeo que fala isto aí, não se assustem de ver pessoas com esta posição, são influências... rs

      Excluir
    3. Ah ta, Uó, agora entendi o motivo. Previsível, por sinal. Infelizmente há pessoas que utilizam o Bastter como mestre e única fonte de informação se recusando a procurar outras fontes. Ele tem todo o direito de se fechar a apenas uma fonte de informação, só não tem o direito de querer impor enfaticamente aos outros estas ideias. Muitos interpretam isto como arrogância.

      "Por que alguns colegas insistem em dizer de forma enfática que colchão de segurança tem que ser na poupança." Por Guardião

      "não se assustem de ver pessoas com esta posição, são influências... rs" Por Uó

      "Infelizmente agora temos alguns (poucos) especialistas enfáticos sobre todos os assuntos na blogosfera." Por mim

      E o dito cujo ainda quer ser nomeado. Precisa disso? Ele deve achar que consegue sacar quanto de madrugada? Meu limite de saque na madrugada é de 300 reais. Ele espera sacar 3-6 meses de salário em um domingo de madrugada em qual caixa eletrônico?
      Abraços

      Excluir
    4. Vejam, cada qual com suas verdades e condutas... Mas sou contra dogmas por isso levantei essa questão do colchão

      Excluir
  8. Deixe 1 mês de gastos na poupança e o restante na LFT, simples assim. Se vc quer formar 12 meses de reserva então deixe 11 meses na LFT. Se quer ser mais agresssivo, deixe 5 meses na LFT e o restante compre ações ou FIIs como eu faço, mas correrá o risco de ter que vender com prejuizo em uma emergência.

    ResponderExcluir
  9. Guardião, tudo depende do tamanho do colchão, mas concordo com o que disse o Uó, 1 mês de gastos na poupança e o restante em LFT parece ser uma boa estratégia. 1 mês na poupança, por pior que seja a rentabilidade, não vai fazer muita diferença, mesmo no longo prazo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Guardião, minha reserva está muito concentrada na poupança, más estou transferindo aos poucos para tesouro direto, para as antigas LFTs

    ResponderExcluir
  11. Além da poupança, além do capeta.... etc e tal. Porrrrrrra, como têm mala.....

    " E lima, e teima, e sofre, e sua" C. Alves.

    Bagual

    ResponderExcluir
  12. Além da poupança, além do capeta.... etc e tal. Porrrrrrra, como têm mala.....

    " E lima, e teima, e sofre, e sua" C. Alves.

    Bagual

    ResponderExcluir
  13. Além da poupança, além do capeta.... etc e tal. Porrrrrrra, como têm mala.....

    " E lima, e teima, e sofre, e sua" C. Alves.

    Bagual

    ResponderExcluir
  14. Alexandre Lindolfo vianna

    ResponderExcluir