segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Nova Estratégia nos Investimentos a partir deste Ano Novo

Para este ano de 2014 ando repensando na estratégia.

Após alguns anos de governo Dilma não ficou difícil perceber que este ano será ainda mais complicado que em 2014.

O governo, como nunca antes nesta nação, fez uso da política romana do pão (bolsa família) e circo (copa do mundo, olimpiadas).

Assim, sem querer prever o futuro, é muito claro que o governo atual não deixa o banco central independente como deveria ser. Mais : o governo achava que juros baixos seria muito importante para uma boa percepção do povo... Ledo engano! Apenas os empresários, economistas e pessoas com educação financeira percebem os benefícios da taxa de juros baixa. Ademais, da forma que foi feita, colocando os pés pelas mãos, o governo baixou por decreto os juros e a inflação se elevou. Essa sim, a temida inflação, foi a única coisa que ameaçou a popularidade da presidenta. Então é muito claro : para a massa eleitoral é fundamental a inflação baixa e que se dane a taxa de juros. Como o governo não sabe como fazer, a melhor (mais fácil) alternativa é a elevação de juros.

Assim, penso que 2014 será um ano dos infernos para a economia brasileira, menos para o Mantega que acha que está tudo bem! Teremos aumento de gastos públicos, manutenção da SELIC em 10% ou mais, mas nunca menos, e o povo discutindo se o Felipão deveria colocar A ou B no time.

Frente a este cenário resolvi tomar algumas providencias : vou aproveitar o momento da RF. Parte de meu dinheiro (penso em algo como 25%) será para Tesouro Direto e LCIs. Não acho que seja a melhor forma de acumular no longo prazo, mas quero ter dinheiro disponível para que no segundo semestre de 2015 volte a aplicar 100% na bolsa. É certeza¿ não! É garantido¿ òbvio que não, mas é a tática que resolvi adotar como plano de réveillon. Qual o pensamento por trás disso tudo¿ Ter uma parte do dinheiro com ganho acima da inflação e disponível para aplicar no final de 2015. Como farei a alocação¿ penso que destes 25% serão 15% em LCIs que paguem taxas acima de 93% do CDI, 7% em LFT e 3% em LTN 2016 (para ter uma sobra de entrada ainda em 2016).

Não irei me desfazer do que apliquei na bolsa, pelo contrário, continuarei reaplicando e não começarei de forma desesperada esta entrada na RF, mas assim será.


Alguém mais teve uma mudança de tática para o novo ano¿

25 comentários:

  1. GdM, já comecei no fim do ano passado: tou comprando menos ações mensalmente (só pra não passar mês em branco por causa da custódia) e guardando dinheiro na poupança. Não sei, como você, qual a "marolinha" que vem agora... Não arrisco deixar mais grana no TD, que eu vá usar depois pra comprar ações, porque tomei ré de mais de 25% no TD esse ano. Acabei comprando mais quando chegou a 6,5% + IPCA. Se subir pra mais, vou comprar e comprar.

    Os proventos das ações que já tenho (não vou vender nada, exceto o que era de trade ou que não é "top") vou reinvestir em ações mesmo e deixar um tanto no caixa da corretora parado pra pegar galinha morta quando for o caso.

    Com a eleição e o Perda Total no controle, para as ações perderem 20% ou 50% do valor pago por fuga de capital (e não por desastre empresarial) não custa... Os grandes players e a manada podem fazer movimentos escrotos e bagunçar meus investimentos mais recentes...

    Depois do "desastre", vamos rastelar o lixo da bolsa em busca de "ouro", a preços mais reduzidos...

    Duvido que ocorra, mas seria bom demais uma mudança de partido/presidente...

    Abraço e bons negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Victor.

      Veja, TD com perdas tão grandes assim significa NTN-B, certo? Acho uma modalidade interessante também, mas DESDE QUE você acredite que aquele ganho percentual seja interessante para ser levado até o vencimento. Se no meio do caminho houvesse uma baixa da SELIC (não acredito) aí poderia até vender antes e realizar lucros exorbitantes. Mas no geral, não se preocupe com a "desvalorização" do TD modalidade NTN-B.

      O que penso é aplicar em LFT e LTN 16.

      Com relação à reeleição é certo, pois além do trabalho de alienação correto o governo não teve oposição organizada por incompetencia do PSDB nos últimos 11 anos.

      Excluir
    2. Foi isso mesmo NTNB Principal deu a principal ré... e a NTNB completou. Mas de qqer jeito pretendo levar até vencer.

      Eu na verdade quero estar mais líquido, nas poups mesmo, pq não sei quando pode aparecer boa oportunidade de compra, aí não quero ter que vender título e tudo mais pra comprar ação...

      Quanto a politica, um grande pfffffff... pra "oposição", oposição piada ne? Melhor deixar pra la!

      Abraço!

      Excluir
  2. Legal você estar fazendo seus planos de acordo com a situação atual do governo, sempre bom pensar lá na frente. Também já defini minha política de aportes para os próximos anos:
    25% -> NTNB principal 2035
    25% -> Ações de dividendos
    25% -> Ações de crescimento
    25% -> FIIs
    Sendo que os aportes serão escalonados da seguinte forma:
    Mês1: NTNB principal 2035
    Mês2: Ações de crescimento
    Mês3: FIIs
    Mês4: Ações de dividendos
    Mês5: NTNB principal 2035
    e assim sucessivamente...
    Simples assim, sem muito malabarismo,rs
    Já vou comprar minhas NTNs agora, mês que vem o dinheiro irá para a corretora de ações de crescimento, mas compras só serão disparadas para ativos realmente 'baratos' caso contrário o dinheiro novo ficará esperando, sem muita pressa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó.

      NTN-B está ficando interessante pelo pagamento de de IPCA + % elevado de juros. São duas coisas a se considerar aqui :
      1) o IPCA da Dilma é diferente da inflação real (vide inflação nos combustíveis verus demais itens);
      2) Há de se ter intenção inicial de levar o cupom até o vencimento. Se no meio do caminho valorizar e quiser vender bem, mas nunca pode-se pensar nessa intenção!

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Guardião!

    Continuo com minha estratégia de gerar fluxo de caixa por isso continuarei aportando em FII (que felizmente estão desabando) e aproveitarei pra aumentar a posição em TD que pagam cupons. Com certeza 2014 será um lixo, mas como disse o Uorrem acima, não adianta querer fazer marabalismos, quanto mais simples melhor.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  4. Guardiao, o segredo chama-se diversificacao. Robert kiosaky fala que a economia passa por ciclos.que podem durar 5, 8 ou 10 anos. Precisamos identificar e nos ajustar a esses ciclos e é o que estamos fazendo. E muita pechincha vai surgir... E segundo Kiosaky, quando até os taxistas e engraxates estão entrando em um negocio, então é hora de sair. Vou continuar em ações mas de uma forma mais conservadora. É isso falei e disse!!! Abraco! BAGUAL.

    ResponderExcluir
  5. Vou dar minha opiniao e minha visao sobre tudo que vem acontecendo.
    Primeiro de tudo, temos que determinar um objetivo. Sem isso fica muito complicado definir como chegar a qualquer lugar. Se voce nao tiver um objetivo, um ideal, qualquer obstaculo a frente vai te tirar da rota. Por esse motivo eu nunca condenei o All-in do Pobretao, muito pelo contrario, eu o admiro justamente por isso. Ele tem um ideal e esta focado nisso. Merito total dele de nao dar ouvidos aos derrotistas de plantao. E acredito que ele vai ter sucesso no plano dele.
    A definicao de seu objetivo pode esperar o tempo que for, nao ha pq ter pressa em saber o que se quer da vida, afinal, todos nos precisamos de tempo, de erros e acertos para finalmente termos uma ideia do que queremos para nosso futuro. Sempre digo que pra encontrarmos o equilibrio temos que ir aos dois extremos opostos. Nao ha mal nenhum nisso. Agora, ficar mudando de ideia toda hora eh sinal de fraqueza mental. Se nao souber o que fazer, o melhor a fazer eh nao fazer nada!
    Nesse meio economico ha tantas variaveis fora de nosso controle, ha tantos Ses, que eh uma histeria ficar querendo adivinhar o futuro, e ainda mais, querer ser e ter o melhor de todos os investimentos. Isso eh impossivel, esquecam isso. Vc nunca vai estar na crista da onda. Ate quem tem muito dinheiro e tempo para analisar o mercado erra e erra feio, pq vc ou eu vai acertar?!
    Dito isso, eu vou tomar meu exemplo.
    O que eu quero? Parar de trabalhar embarcado. Tendo uma renda mensal pelo menos proxima a que ganho atualmente.
    Por que? Porque eh uma vida escrota, solitaria, indefinida. Nunca sei onde estarei no mes seguinte, mal consigo programar viagem de ferias, nao acompanho a vida dos meus entes queridos e amigos.
    Como? Ganhando mais e gastando menos.
    Como ganhar mais? Embarcando mais dias por ano. Promocoes no trabalho. Novas fontes de rendimento passivo.
    Como gastar menos? Me mudando da cidade grande e indo morar no Nordeste. Sendo menos consumista.
    Quando vc tem um ideal, essas porras de PT, de cansaco, de sol, de chuva, de familia, de Tesouro Direto, de mulher, o que for, nao te tira do caminho.
    E quando eu nao sei o que fazer, eu nao faco nada. Sobrou dinheiro na minha conta, nao sei o que fazer com ele, deixo ele la, nao invento moda no que gastar ele. Mas quando eu sei, eu vou la e faco e pronto. Um exemplo aconteceu no mes passado. Estava com dinheiro parado na conta para outro investimento, ate que apareceu no meu radar de FII’s um FII pagando 1% de rendimento por mes por um bom periodo, sendo que qnd defini meu objetivo eu calculei tudo tendo 1% de rendimento, sendo que na epoca nao havia nada que pagasse isso. Quando vi algo que defini como meu objetivo, nao titubeei e comprei.
    Quando vc sabe o que faz, vc nao fica se questionando e questionando aos outros, vc vai e faz.
    Por isso, leve o tempo que for, defina o que quer da vida. E va atras dessas coisas. Ficar questionando o mundo nao vai te levar a lugar nenhum, pois o mundo nao sabe pra onde quer ir, o mundo eh composto em sua maioria de pessoas mediocres, que nem sabem o que estao fazendo no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita e opinião IO. Mas quero ressaltar :

      1) sobre o all in do pobretão : obviamente não é uma situação a se elogiar, visto que não devemos por prudência colocar todos os ovos numa mesma cesta, e é até perigoso pregar isso de forma aberta. Além disso, embora não haja certeza, há fortes indícios que aquele blog seja uma pseudo-realidade, e era muito engraçado até um tempo atrás, quando então deixou de ter (além de conteúdo adequedo ao que procuramos) graça, pregando segregação, ódio e separação.

      2) Nesta linha da diversificação, e como o amigo Bagual acima sinalizou, acho que a entrada na RF, ainda que não de forma permanente e por curto prazo, é válida.

      3) Não quero me auto-intitular contra este ou aquele partido, principalmente porque no Brasil não há ideologia, uma vez que temos uns 50 partidos, e obviamente não existem 50 linhas ideológicas. Mas fato que nosso atual ministro da fazendo está mais perdido que cego em tiroteio. Ficaria muito mais confortável, mesmo com o PT no governo, se tivéssemos o Henrique Meireles no seu lugar.

      4) Concordo plenamente com sua visão dos FIIs, tenho a mesma!

      Obrigado por enriquecer o blog com sua valiosa opinião!

      Excluir
    2. A prudencia eh algo que cada um tem a sua definicao por si. A aceitacao ao risco eh algo individual. Logicamente que temos que ter o discernimento de comprar empresas boas e boa na concepcao individual tambem. A ELPL nao deixou de ser boa apesar da intervencao governamental. Dito isso, se ele sabe o que faz e se sente capaz de segurar a onda, se ele tem culhao pra isso, merito dele. Eu nao tenho essa capacidade de me garantir, ate pq a administracao das empresas que sou socio eh algo que foge ao meu controle.
      Eu tento sempre filtrar as coisas que leio, assisto, ouco. Um bom argumento nao pode ser invalidado pela pessoa, seja quem for, do presidente, ao vagabundo. Eu tenho isso pra mim. Essa aceitacao a pregacao da segregacao e odio eh muito por conta da quebra da estrutura familiar. Depois que se acabou com a familia, tudo virou uma zona do caralho! Ng respeita mais porra nenhuma. Nao ha mais camaradagem entre si.

      Com relacao a entrada na RF eh valida sim, tanto o eh, que o faco, mas nao eh ela que vai ser o pulo do gato dos nossos investimentos. Eh mais uma forma de equilibrar as coisas. Eh o dumb proof da coisa. Meu dispositivo a prova de burrice minha. Eu tenho plena conviccao que nada sei, que em nada tenho controle, que qq dia pode ser confiscado e eu ficar na merda. Pra isso faco a diversificacao, nao soh em investimentos em bolsa, mas tambem num empreendimento, venda de produtos importados, e por ai vai. Por isso eu dito, vai entrando aos poucos em tudo que vc puder, nunca entre de cabeca em nada, vai entrando e sentindo o ambiente. Pq na pior das hipoteses, vc vai perder uma pequena parte do seu patrimonio.

      Esse ministro da fazendo eh uma marionete do partido. Ele nem sabe o que ta falando e fazendo. Mandam ele fazer e ele faz, sem questionar, por isso esta durando tanto tempo. O Henrique Meireles nunca ia se sujeitar a isso, pq ele saberia as merdas que estaria implementando e ele tem uma reputacao a zelar. Todas essas medidas do governo atual fazem parte de uma conjuntura muito maior. Eh a invasao bolivariana no Brasil. O meu unico alento, eh que todos os governos, sao muito incompetentes e uma hora a casa cai. Sempre cai. Sempre foi assim. O PT nao eh o messias especial celestial. Vai dar merda qualquer dia desses e nao esta longe. Outro grave problema eh que nao tem ng do contra. Todos os partidos, sao farinha do mesmo saco. Todos, sem excecao. Eh a luta pelo poder. Nao ha ideologia nenhuma. Eh a pura e simples luta pela poder, onde todos passam por cima de qq principio para estar ali, mamando na teta.

      Excluir
    3. "Quando vc tem um ideal, essas porras de PT, de cansaco, de sol, de chuva, de familia, de Tesouro Direto, de mulher, o que for, nao te tira do caminho."

      Muito interessante esse seu comentário, IOS. Me acendeu uma lâmpada na cabeça, hehe. Vou te adicionar ao meu blogroll.

      Excluir
  6. E esqueci de mencionar, quando determinei meus aportes e eles se tornaram faceis de se alcancar, aumentei, mas nao drasticamente, va avancando aos poucos. O que sobra alem do por mim determinado fica na conta corrente. No ultimo mes resolvi colocar uma parte da sobra na poupanca, para ter liquidez para aqueles momentos que falei, em que vc nao vai titubear pq vai encontrar aquilo que queria como investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas. Tenho meu colchão de segurança distribuido em poupança e CDB que não conto no patrimônio por ser um dinheiro só para casos de emergencia!

      Excluir
  7. Eu gosto desta estratégia, Guardião. Estou fazendo algo parecido, mas com NTN-Fs.

    Apesar de ter um risco intrínseco maior, porque estamos lidando com títulos pré-fixados, é preciso lembrar que o rendimento do título também é pré-fixado nos cupons, que semestralmente pingam na conta.

    Veja o meu exemplo: comprei os meus na época entre 11,27% (2012) e 12,81% (2011). Hoje, os títulos estão num patamar superior aos de 2011: 13,14%. Mas ao invés de estar perdendo dinheiro, caso de quem aplicou em NTNB principal, eu acumulo um rendimento médio de 30% a 40% no período.

    Dito isto, este mês peguei parte da grana do aporte e comprei mais NTN-F. Mesmo que suba a taxa, não acredito que vá muito além da atual.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Guardiao, qto a sua corretora cobra por cada ordem de compra efefuada no tesouro direto? Desde já agradeco! BAGUAL.

    ResponderExcluir
  9. Sei que a pergunta foi endereçada ao Guardião, mas irei responder pois confirmei essa informação essa semana junto a minha corretora, investHB (quando comprei pela primeira vez uma NTN-F), esta não cobra nada por ordem de compra no TD, nem taxa de custódia (nem de ações nem de TD). Fiquei impressionado que o Banco do Brasil cobra como taxa de custódia 0.5% ao ano para TD e a corretora ZERO.
    Partilho da opinião do Longe do Limite, ficou claro que é muito importante para o governo o controle da inflação, e será uma de suas prioridades, desse modo ao comprar um título pré-fixado temos duas vantagens potenciais, ganhar em valorização caso o governo consiga abaixar a inflação, e não se estressar com as taxas dos índices (maquiadas ou não) usadas para a correção pois o título é pré-fixado.
    Me parece nítidas as vantagens e tb é respaldada pelo fato de o maior vencimento desse título ser 2023, pois no meu entendimento, no longo prazo o governo aposta na redução das taxas de inflação.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Quantas vezes vou ter que dizer que eu não tenho nada a ver com o retardado mental que dedurou o moral. Que absurdo o cara não poder se identificar com o próprio nome. Mas foi a última vez que fiz isso, enche o saco ver essas acusações sem nenhum cabimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: *Mobral
      Desculpa a perda de compostura no seu espaço Guardião, mas ficar sendo confundido com o imbecil que revelou a identidade do Mobral é complicado. O cara não poder se identificar com o próprio primeiro nome não é facil, acho que só no Brasil mesmo.

      Excluir
  11. Amigo Guardião, passando pra te desejar um feliz 2014 e que sua estratégia seja vencedora.

    Particularmente não gosto de mudanças quando o time está vencendo, portanto continuo com minhas ações e FIIs.

    Um abraço e obrigado por carregar meu nome mesmo após a minha "morte". Fico feliz demais por isso.

    ResponderExcluir
  12. Fala ae, MOBRAL, apareça! Rapaz, sentimos muito sua falta.

    ResponderExcluir
  13. Mobral, sentimos sua falta! Apareca guri. Bagual.

    ResponderExcluir