terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Compras de Ativos em Janeiro e suas justificativas

Interessante, pensei que ia segurar ao máximo as compras, pensando que essa crise é de longo prazo (a meu ver o Brasil está "no sal" nos próximos 2 anos), mas os exageros do mercado me deixaram de uma forma incontida e tive que ir às compras, com dinheiro que nem tinha !

Compras de janeiro e suas justificativas :

FIIs :

SDIL11 :como minha carteira de FIIs necessitava de  diversificação e tinha muito pouco no segmento logística estudei aumentar o HGLG11 ou entrar no SDIL11. No entanto o SDIL me pareceu mais atraente e justifico : apesar de ser um fundo ainda com RMG já está com uma renda real próxima da RMG e possui ótimas perspectivas futuras e possui longos contratos. Ademais está com preço descontado em pelo menos 15%. Na atual cota o Yield mensal vem girando ao redor de 0,88%.

AEFI11 : Também conciliando os quesitos necessidade de diversificação (não tinha faculdade) e boas perspectivas, decidi abrir posição neste FII. Outro FII de longo contrato, com RMG até 2026 (isso mesmo!), e bem descontado (mais de 20% de desconto). Além disso, pode-se dizer que além do contrato ir até 2026 ele possui meio que já engatilhado uma renovação por mais 15 anos além, o que parece ser bem interessante. No valor atual de cota, e com o reajuste de janeiro a ser pago em aluguel, o Yield mensal está ao redor de 0,87%

NSLU11B : Este é um FII muito controverso e sei que muitos não vão com a cara dele. Problemas judiciais de longa data e o fato de ser quase impossível uma ordem de despejo para um hospital afastam muitos investidores. Mas como já ponderei o atual aluguel pago, ainda aquém do que deveria ser, no valor atual da cota vem gerando um yield mensal de 0,86% ao mês. Sendo a conceituada Rede D´Or e um contrato bem longo, fico sem muito estresse em investir, na perspectiva futura de aumento do yield com o pagamento correto (que deveria ser mais alto) do aluguel. Atualmente para quem o compra a R$ 169,00 o yield mensal está em 0,86%.

Ações :

CCRO3 : Empresa muito bem administrada, a qual tenho como uma das minhas xodós. Bons contratos, receita garantida, uma das maiores empresas do mundo deste ramo e pela sua excelência sempre de preço alto para aquisição. Nada melhor que estes momentos  quando sua cotação cai para 16,xx para reforçar posição.

TAEE11 : Havia entrado há pouco tempo, aumentando a diversidade da carteira e reforçando as elétricas. A TAESA não participa de geração e nem da distribuição de energia. Atua exclusivamente na transmissão de energia, que é o filet mignon do setor. Empresa que figura, em minha opinião, entre as 3 melhores do setor elétrico, ao lado de CMIG e TBLE. A cotação atual está cada vez mais interessante e se bater na casa de 17,20 para baixo compro mais!



Namorando (ou como outros dizem "no radar") :

FIIs: BCFF11B, BPFF11, mais cotas de RNGO11

Ações: Mais cotas de BBDC4, Mais cotas de BBAS3, Mais cotas de TAEE11


37 comentários:

  1. Boas compras... você sabe explicar por que o mercado se sente confortável com um P/L de 20 como o da CCRO3? As perspectivas futuras justificam um P/L tão alto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta e resposta difícil de ser dada. De qualquer forma a evolução da empresa nos últimos anos, lucros crescentes, diversificação dos negócios e boa governança trazem a confiança de quem investe nela para o longo prazo.

      Excluir
  2. Tá dificil segura né Guardião. Parei de olhar cotações, se no fim do mês sobrar algum devo comprar mais um pouco de RNGO.
    TAESA não compro mais, só ALUP11, TBLE3 CMIG3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por que não compra mais TAESA Uorrem?

      Excluir
    2. Uai comprou por 22 e axa ruim 18. Não entendi

      Excluir
    3. ja deve ta lotado nela... eu tenho 39% da carteira em uma ação so. apesar de ta com preço bom, vou suspender as comprar nela por ora...

      Excluir
    4. Provavelmente é isso. Ele vinha comprando be,, se não me engano desde outubro!

      Excluir
    5. Não compro mais por dois motivos:
      1 - Elevada concentração na carteira
      2 - Penso que a ALUP11 sofrerá menos com a redução dos RAPs como foi debatido aqui:
      http://blogdouo.blogspot.com.br/2014/01/rico-troca-coce5-pela-alup11.html#comment-form

      Excluir
    6. viu, sou foda! huahaua abraço!

      Excluir
    7. Planejado da carteira de elétricas para 2014:
      25% CMIG3
      25% TAEE11
      25% TBLE3
      25% ALUP11
      Abraço!

      Excluir
    8. Uó, quantas ações da TAEE você já possui? Hoje peguei TAEE a 16,xx. De olho agora no SDIL rumo à casa dos 80,xx

      Excluir
  3. Está tudo em promoção! Hora de aproveitar para compor uma boa carteira de longo prazo. Eu faço parte do grupo que não gosta de NSLU11B. Os outros investimentos foram ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... Sim, sei que o NSLU é do tipo ame-o ou deixe-o. De qualquer forma devo dizer que o NSLU combina bem com seu nick!

      Excluir
  4. Talvez substitua a COCE porra TAEE11 ou TBLE em breve.
    Mas tb ando pensando na bb seguridade.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três boas ações (TAEE, TBLE e BB seguridade), mas não sei se a última terá o mesmo gas de performance que teve nesse ano de 2013.

      Excluir
  5. Também gosto muito de NSLU, hoje comprei mais a R$165,50. Para mim é um dos mais seguros que existe, tudo o que de pior poderia acontecer (ação revisional) já aconteceu!
    Sobrando mais um pouco, vou entrar em AEFI também, estudei e vi que atende aos meus interesses, além de diversificar um pouco.

    ResponderExcluir
  6. Belíssimas compras... tou fazendo um esforço mental enorme para colocar este mês o aporte na poupança hahaha...vontade de comprar TAEE CCR ETER GRND ...não falta

    Belo aporte... parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Forreta. Não aportar com essa queda está difícil. Valeu pela visita.

      Excluir
  7. Boas escolhas Guardiao. Eu comprei cemig, brsr6, bbas3. E têm muito ativo atraente. Nao esqueci de sua recomendacao! Abraco.Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um pouco de RBRD11, BBPO11, SDIL11. E comprei mais um pouco de ABEV3. Bagual.

      Excluir
  8. Fala Guardião!

    Concordo 100% com você. No setor elétrico, minhas queridinhas são a TAEE11 e a TBLE3. Estou comprado na Taesa, a empresa é show de bola, a única coisa que me preocupa um pouco é a dívida. Sobre a Tractebel, pretendo encarteirar a mesma futuramente.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dívida é algo comum neste tipo de empresa e é de longo prazo. Ficar de olho é bom, mas sem muita neura nessa!

      Excluir
    2. Verdade, mas é sempre bom ficar de olho. Outra empresa boa do setor também é a GETI3, mas tem que ver como que ela vai ficar depois do fim do contrato com a ELPL4.

      Excluir
    3. GETI é boa, mas acho as demais melhores

      Excluir
    4. Guardião, outra coisa:

      Já te coloquei no meu blogroll há um tempinho, será que você poderia me incluir no seu?

      Abração.

      Excluir
    5. IL e GdM: por qual motivo voces acham que a ELPL não irá renovar com a GETI? Vejamos: é leilão e tal? Beleza... eles levam a coisa orquestrada, pois são do mesmo grupo (AES, Inc), e de algum lugar a ELPL ira comprar. Será que deixará de comprar da GETI para comprar da geradora....ops, não tem opção ne? rs

      abraço

      Excluir
  9. Cara, estou ficando muito folgado, agora estudo bem menos cada fii antes de aportar, se vc falou que um fundo é bom, então eu já fico 60% decidido.

    Não dá para saber quando o fundo do poço chegou, então vou aguardar a selic se estabilizar, os preços precificarem e dai eu volto a aportar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boteco Bom, duas coisas :

      Primeira é que você deve criar conceitos próprios, pois cada um de nós difere em idade, expectativas, perfil de curto ou longo prazo, etc. Além disso não sou expert de mercado, portanto não recomendo (nem posso e nem tenho pretensões!). Tenho muito receio de criarmos conceitos via um conceito alheio.

      Segundo : fundo do poço só se sabe quando ele passou, ou seja, na curva ascendente entendemos que aquele ponto x foi o nadir. A meu ver essa histeria do mercado abre boas oportunidades. Veja, no curto prazo teremos perda, pois há ainda (provavelmente!) gordura a ser queimada para queda. No entanto, estamos investindo buscando bons FIIs, bem descontados e com ótimos retornos. Assim, se o que aporto é aquele dinheiro para "esquecer" ou melhor, para não usar imediatamente, posso usar isso a meu favor : geração de bons yields, dando um tempo para o mercado vir a se recuperar (um dia acontece, pode acreditar!). E aí, quando ocorrer, estaremos colhendo os frutos, sem ter perdido nada, pois não vendemos na baixa, apenas a cotação oscilou, mas o Yield continuou bom.

      Excluir
  10. Fala Guardião!

    Tb estou diversificando os FIIs, comprei HGLG e RNGO pra isso. Vou diminuir a concentração em escritórios. Fundos de hospitais são complicados pelos motivos que vc descreveu, mas uma pequena parcela pra diversificação, nos preços atuais, faz muito bem pra carteira.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  11. Mas rgo não e escritorio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RNGO não, NSLU, obrigado por corrigir.

      Excluir
    2. Corey, é o que temos que fazer nesse momento de tantas ofertas : diversificar com bons FIIs a bons yields,
      Bem, eu sou fã do NSLU, não vejo problemas nesse FII.
      Mas o HGLG eu teria um pé atrás com os recentes acontecimentos...

      Excluir
  12. Guardiao, por que o nslu e um fii que vc investe pesado? Quais as questoes juduciais inerentes a este fii? Gostaria obter mais informacoes referentesao nslu.

    ResponderExcluir
  13. Guardião, boas compras, AEFI11 está no meu radar, e ver gente como você comprando me ajuda a tomar a decisão de entrar.
    Gostaria de parabenizá-lo pelo ícone adotado. Lobo Solitário é muito, muito bom.

    ResponderExcluir