sexta-feira, 29 de novembro de 2013

o pior mês de outubro dos últimos nove anos para as contas do governo

Parte do texto extraído do excelente blog Finanças Inteligentes (http://www.financasinteligentes.com) :

“... mais um dado fiscal decepcionante do governo brasileiro. Exatamente às 15h o Tesouro Nacional havia informado que as contas do governo central (União, Previdência Social e Banco Central) registraram um superávit primário de apenas 5,43 bilhões de reais no mês passado.

O resultado marcou o pior mês de outubro dos últimos nove anos para as contas do governo, mesmo com a arrecadação recorde de 100,99 bilhões de reais do mês passado. Os números indicam que as despesas continuam crescendo num ritmo muito mais forte do que as receitas, contrariando as promessas do governo.De janeiro a outubro, as receitas líquidas cresceram 8,4% em valores nominais. As despesas, no entanto, subiram 14%.

O número apresentado pelo Tesouro Nacional mostra que o resultado do setor público consolidado (governo central, Estados, municípios e estatais), a ser divulgado amanhã pelo Banco Central, ficará aquém do esperado.”



É uma lástima. Façamos nós nossas economias, pois o cenário não é bom caso o nosso governo não resolva de verdade ter austeridade nos gastos públicos. Tenho procurado desvincular política do blog de finanças, mas está cada dia mais difícil não perceber que nossas IF dependem de nossa vigilância política e atuação no momento eleitoral.

3 comentários:

  1. Cara, infelizmente, pode esquecer. PT vai continuar no poder, não tem nem chance de perder em 2014. Ano que vem carnaval que começa em março, copa do mundo no meio, só depois as pessoas vão pensar em política e aí já viu, o bolsa familia, o bolsa sei lá o que, o bolsa compra-voto não vai deixar esse governo pseudo-democrático perder. Olho para a Venezuela e vejo que seremos ela num amanhã bem próximo. Mas como esperança é a última que morre, convença ao máximo quem puder para votar direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é votar direito?
      Isso não existe.
      Se para você votar no partido X é votar direito, para mim votar no partido T é votar direito.
      E aí?
      O melhor que a pessoa deve fazer é esquecer política e tocar a vida sem precisar do governo.

      Excluir
    2. Obrigado pelos comentários.

      Concordo com o primeiro anônimo, temos que ter consciência na hora de votar, e realmente estudar o passado dos candidatos.

      Ao anônimo 2, concordo que no nosso país não existe uma linha de ideologia que permita nos identifica com o partido a ou b, mas existe sim uma forma de votar direito, ou pelo menos de tentar, que é exatamente essa : estude o passado do candidato, e as linhas de pensamento, e esteja certo que ele as repetirá num eventual novo mandato.

      Excluir